15/01/16 14h29

Couromoda tem recorde de importadores e anima calçadistas

Export News

A Couromoda, maior feira de lançamentos das coleções de outono-inverno do setor calçadista da América Latina, animou os calçadistas, com destaque para os exportadores brasileiros. Com um dólar favorável, o preço do calçado ficou mais competitivo para o mercado internacional e resultou na visita de dois mil importadores à feira paulista, um recorde histórico. Com mais de duas mil marcas expositoras, a mostra iniciou no último dia 10 e encerrou nesta quarta-feira, dia 13, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP. 

Segundo o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, o mercado internacional tem respondido à alta do dólar com incremento das compras. “Desde novembro do ano passado já viemos identificando uma melhora interessante nas compras internacionais, o que foi impulsionado na Couromoda”, destacou. Mesmo no âmbito doméstico, onde as expectativas não eram das mais positivas, o mercado mostrou um ânimo que contagiou os calçadistas e deve dar energia extra para as esteiras de produção ao longo do primeiro semestre. “O mercado está reduzido, mas as empresas que investem em inovação e design sempre terão oportunidades”, acrescentou o executivo. 

Qualificação

O presidente da Couromoda, Francisco Santos, ressaltou a qualificação dos visitantes nacionais, que apesar de terem vindo em menor número – a promotora estima uma queda na visitação na faixa de 5% em relação ao ano passado – foram mais qualificados e objetivos nos negócios. “Os compradores que vieram, compraram”, comentou o empresário, para quem o mercado reduzido deve forçar as indústrias rumo à inovação, movimento que pode ser notado nas coleções apresentadas na feira paulista. “A economia brasileira passa por um rearranjo e as empresas precisam se adaptar ao novo mercado. O fabricante precisa ser rápido para oferecer novas opções para um consumidor com mais restrições”, destacou Santos. Já o mercado externo motivou o sorriso do empresário, que pretende dobrar o número de importadores trazidos pela promotora no próximo ano. Segundo ele, neste ano foram trazidos 130 importadores, grande parte da América do Sul, número que deve dobrar na feira de 2017.

Mercado externo

Registrando aumento de 40% nas exportações ao longo de 2015, o gerente de exportação da Itapuã, Saulo Altoé, é a imagem do otimismo. “Desde agosto do ano passado, favorecidos pela cotação do dólar, viemos aumentando as exportações tanto em volume como em dólares”, contou. Segundo ele, a Couromoda serviu como uma vitrine para ampliar – muito – mais os negócios internacionais. “Aqui abrimos três novos mercados: Índia, Argentina e Paquistão”, disse Altoé, ressaltando que a feira foi muito aguardada pelo setor de exportações da empresa. “Dos importadores previstos para vir, vieram todos”, destacou. E para encerrar a entrevista com ainda mais otimismo, o gerente projetou um incremento em mais 30% nas exportações para 2016.

Satisfatória

Para o gerente comercial da Ramarim, João Dalmina, a feira teve um “equilíbrio positivo”. Segundo ele, a performance no mercado internacional compensou a pequena queda nos negócios domésticos. “Tivemos uma feira razoável”, avaliou. Já no setor de Exportação da empresa o ânimo era muito mais elevado. Luisa Kich contou que foram recebidas dezenas de compradores da América Latina, Oriente Médio, Europa e Ásia. “Muitos clientes que tinham diminuído ou parado com as compras estão voltando em função do preço mais competitivo”, disse.

Presença institucional

A Abicalçados participou da 43° edição da Couromoda com projetos de promoção comercial e de imagem, além do tradicional ciclo de palestras rápidas Talk Shoe. Em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do programa de apoio às exportações de calçados Brazilian Footwear, a entidade trouxe importadores chineses dos grupos Beijing HRS e Shanghai Trade. Neste ano, ao projeto da Abicalçados, somaram-se mais sete compradores dos grupos Lulu Group, Mostafawi, Italian Footwear Solution e Shoe Mart (Emirados Árabes), Koko & Palenki (Estados Unidos), Calzados Vidal (Espanha) e Galleon BF (Holanda), trazidos Apex-Brasil.

Já o Projeto Imagem, que tem como objetivo divulgar o calçado brasileiro além-fronteiras, trouxe oito jornalistas internacionais de alguns dos principais veículos segmentados do mundo. 

Nesta edição, participaram do projeto comunicadores da Serma (Argentina), CueroAmerica (Argentina), Style America (Colômbia), Chausser Magazine (França), Fotoshoe (Itália), Moda Pelle (Itália), Shoe Intelligence (França) e Ars Sutoria (Itália). 

A próxima edição da Couromoda será de 15 a 18 de janeiro de 2017, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.