10/07/19 12h00

Curso do Sebrae-SP ajuda empreendedores a vender mais

Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Saber “vender o peixe” é essencial em qualquer negócio. Para isso, é preciso apresentar sua ideia, produto ou serviço com clareza, objetividade e segurança. Dessa forma, a possibilidade de conquistar clientes, investidores e parceiros é muito maior. A boa notícia é que esse tipo de habilidade pode ser aprendida.

Segundo a professora da Escola Superior de Empreendedorismo Sebrae-SP (ESE) Letícia Pedreira Diniz Gonçalves, as técnicas para desenvolver as competências nesse sentido podem ser aplicadas em diferentes situações, seja uma exposição mais detalhada e longa, seja um pitch, realizado em poucos minutos para atrair investidores. Ela ressalta que a autoconfiança é um dos aliados nessa tarefa.

Letícia é responsável pela trilha educacional Future Skills da graduação em Administração da ESE, que tem como objetivo formar os empreendedores do futuro. Para isso, logo no primeiro semestre do curso, os alunos participam das atividades práticas da disciplina Storymakers – Como criar narrativas e improvisar. “Eu digo que essa disciplina é uma narrativa aberta. Sei como ela vai começar, mas como vai terminar depende da dedicação do aluno. E, dessa forma, colocando o aluno no protagonismo do seuaprendizado, criando a sua própria história, reforçamos a autoconfiança dele”, diz a professora.

Planejar narrativas

Na primeira parte da disciplina, os alunos desenvolvem, entre outras habilidades, a capacidade de planejar narrativas e argumentos de forma roteirizada ou improvisada por meio de recursos verbais e não verbais. Eles também estudam recursos visuais para contar uma história e vender uma ideia de negócios, tais como: composição gráfica, edição e estética da imagem. Na segunda parte da disciplina, as habilidades do empreendedor do futuro são desenvolvidas por meio de técnicas teatrais.

“Logo no início, fazemos uma análise do aluno e identificamos quais pontos devem ser trabalhados ao longo do semestre. Por exemplo, nos casos de alunos que falam muito rápido ou baixo, vamos trabalhar exercícios que melhoram o controle da respiração, ajudam a relaxar as expressões faciais, ensinar a articular melhor as palavras e a projetar a voz em diferentes ambientes e situações”, conta Letícia. Outros aspectos também trabalhados durante as aulas são: leitura corporal, consciência e ocupação de espaços, engajamento emocional, argumentação, persuasão e improviso.

“Em um dos exercícios, por exemplo, tivemos de nos vestir para uma reunião de negócios e subimos ao palco do auditório da ESE para nos apresentar e justificar porque seremos empreendedores de sucesso no futuro. Durante o exercício, erramos e fomos corrigidos em tempo real para melhorar nossa apresentação. Foi uma ótima maneira de aprender a ter uma postura e um discurso que demonstram mais autoconfiança”, conta Marcela Luara da Silva Delago, aluna da graduação em Administração da ESE.

Diferente de criar uma boa ideia de negócios, o objetivo da disciplina é ensinar os alunos a apresentarem qualquer tipo de proposta e em qualquer tipo de situação. “Os alunos ainda têm mais alguns anos de estudo na ESE. Não precisam desenvolver uma ideia de negócios viável logo no primeiro semestre. E nem a montar o pitch perfeito para essa ideia. Mas precisam começar, desde já, a acreditar em si mesmos para, quando tiverem uma ideia de negócios formulada, conseguirem fazer com que mais pessoas também se engajem nessa proposta”, ressalta Letícia.

“Eu sou muito tímido. E, durante as aulas, estou aprendendo a falar em público com mais tranquilidade e confiança. Outra coisa que aprendi é fazer o recorte correto das informações, para aproveitar ao máximo a atenção destinada à minha fala”, conta Raduan Oliveira Galli Muarrek.

“Eu pretendo me tornar empreendedor depois de concluir a graduação em Administração ESE. Mas, independentemente dos rumos que vou seguir, tenho certeza que vou usar essas habilidades aprendidas em qualquer situação”, completa.

Para um bom pitch

Não é apenas nas disciplinas da ESE que as técnicas de vendas de ideias de negócios são desenvolvidas. Os programas de capacitação de empreendedores da Escola de Negócios Sebrae-SP Alencar Burti (Speed Mentoring, Startup SP e Incubadora SP) oferecem oficinas para desenvolver o pitch ideal.

Durante essas atividades, são desenvolvidas habilidades que, para Fábio Zoppi, Gestor Estadual do Programa Startup SP, são essenciais para uma boa apresentação de uma ideia de negócios. “Assertividade na comunicação, linguagem corporal, slides de apoio, empatia e, principalmente, o treino. Quanto mais o empreendedor treinar, mais chances de acertar no momento de apresentação do pitch”, diz.