03/03/22 14h03

Cursos gratuitos na área de Tecnologia e Programação são oferecidos pela Prefeitura de SP

Capacitação em desenvolvimento de sites e aplicativos, além de inglês voltado à programação, fazem parte das opções do projeto, inscrições disponíveis no Portal do Cate

Prefeitura de São Paulo

O setor de tecnologia e desenvolvimento de sites e ferramentas digitais está em ascensão na cidade de São Paulo. De acordo com dados da Brasscom – Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, serão necessários quase 800 mil profissionais na área de TIC nos próximos cinco anos na Capital, uma média de 157 mil empregos por ano. 

Observando a oportunidade de mercado e de geração de novos empregos, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, está oferecendo cursos nas áreas de desenvolvimento de websites; UI/UX; criação de aplicativos e inglês instrumental para tecnologia. As inscrições estão disponíveis no Portal do Cate. 

“A pandemia e o isolamento social evidenciaram a necessidade das empresas de terem bons técnicos e agentes nos departamentos de tecnologia e desenvolvimento. Observando essa movimentação na economia, nós buscamos parceiros que entendem do assunto para acertar em cheio na formação de profissionais que o mercado de fato precisa, ajudando diretamente o trabalhador que busca um emprego, mas também as empresas que precisam de bons funcionários”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. 

Ao todo, são seis opções de cursos realizados em parceria com a instituição de ensino Cel.Lep, que é responsável pela metodologia e aplicação das aulas. São eles: Desenvolvimento de Websites – Backend; Desenvolvimento de Aplicativo – Android Kotlin; UI/UX e Protótipos – Aplicativos; Desenvolvimento de Websites – Frontend; UI/UX e Protótipos – Websites; e Inglês Instrumental Para tecnologia. 

O conteúdo das aulas será baseado na criação de projetos e protótipos, de maneira que o aluno aprenda o conteúdo na prática. Já a turma de inglês instrumental abordará termos e expressões usadas com frequência no idioma, facilitando o entendimento dos alunos na hora de programar. Todas opções totalizam 32 horas de curso, que podem ser feitas em cinco opções de período: 

o Super Intensivo: 8 aulas de 4h em 2 semanas; 

o Sábado Integral: 4 aulas de 8h em 1 mês; 

o Intensivo: 3 aulas de 2h por semana; 

o Extensivo: 2 aulas de 2h por semana; 

o Sábado Manhã: 1 aula de 2h por mês. 

O projeto disponibiliza 40 vagas para os cursos realizados no módulo super intensivo, enquanto nos módulos intensivo e extensivo terão grupos de 20 participantes. Há a previsão de novas turmas futuras no mesmo formato, para isso, será criada uma lista de espera dos interessados.

“A tecnologia tem alcançado uma grande evolução e a procura de talentos nessa área é cada vez maior. A Fundação Paulistana mais uma vez pensa no futuro do trabalho, oferecendo qualificação profissional por meio de cursos gratuitos e dinâmicos na área de tecnologia, para que os alunos consigam uma rápida entrada no mercado de trabalho e imediata geração de renda”, destaca a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.  

Para participar, o usuário deverá, obrigatoriamente, dispor de conexão com a internet, computador ou notebook e 20GB de espaço livre em disco. Todas as especificações podem ser consultadas no Portal do Cate. As inscrições estão disponíveis clicando aqui, com previsão de início de aulas no dia 9 de março. 

Serviço 

Cursos de TIC no Portal do Cate 

Período: 9/3 até 18/3 

Inscrições: Clique aqui 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desenvolvimento/noticias/?p=325607