05/06/18 11h53

Debaixo dos nossos pés

Folha de S. Paulo

A fabricante de cabos Prysmian fechou dois contratos para construir linhas subterrâneas de energia em São Paulo e em Curitiba. Somados, totalizam R$ 187 milhões.

“São linhas de transmissão subterrânea de alta tensão. Substituirão as que costumam passar por torres”, afirma Marcello Del Brenna, presidente da fornecedora.

“A preocupação com a durabilidade e a manutenção desses cabos é maior que os de distribuição, de média tensão. Concessionárias têm investido no enterramento, mas, de modo geral, o mercado brasileiro ainda é muito reduzido.”

Em São Paulo, a Eletropaulo firmou o acordo com a Prysmian para modernizar uma rede subterrânea já existente na zona leste da capital, diz Leonardo Borelli, responsável pela área na concessionária.

A empresa possui outras duas obras similares em andamento, na zona sul e em Barueri, fora outras de distribuição, cuja tensão é menor.

“Não temos um programa de enterramento. Fazemos em casos de adequação de carga ou conversão de tensão, caso se mostre como a saída mais viável, ou quando há interesse de terceiros, como de prefeituras.”