31/05/12 11h46

Delegação de empresários da Espanha conhece oportunidades de negócios em SP

Na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções entre o Estado de SP e a Comunidade de Madri, visando áreas como mobilidade urbana, saneamento e logística; serviços gratuitos da Investe SP foram colocados à disposição dos investidores

O governo do Estado recebeu nesta quarta-feira, 30 de maio, uma comitiva espanhola de empresários e representantes da Comunidade de Madri. O objetivo foi trocar experiências em infraestrutura e desenvolvimento, além de atrair recursos para São Paulo. "O Estado tem expectativa de ter 90 bilhões de reais em investimentos vindos de recursos próprios, financiamentos por organismos internacionais e PPPs - Parcerias Público-Privadas", disse o governador Geraldo Alckmin. "São Paulo é um porto-seguro para bons negócios recíprocos. Há muitas empresas brasileiras e paulistas na Espanha e na Europa, e muitas empresas espanholas já estão aqui. Temos diversas oportunidades de investimento."

Na ocasião, o vice-governador e presidente do Conselho Gestor de PPPs, Guilherme Afif Domingos, lembrou que o Estado tem o desafio de construir mais de 120 quilômetros de metrô até 2018. "Além de montar a malha do Trem Expresso Metropolitano, com cerca de 400 quilômetros de trilhos", acrescentou. As áreas prioritárias para investimentos são mobilidade urbana, logística e saneamento. "Precisamos incorporar a governança corporativa privada aos processos públicos, gerando maior dinamismo", disse o vice-governador.

Para apresentar o potencial do Estado, foi apresentado um vídeo institucional, destacando também os serviços gratuitos que a agência Investe São Paulo coloca à disposição dos investidores. O presidente da agência, Luciano Almeida, e o gerente de Relações Internacionais da Investe SP, Luís Arbex, estavam presentes no evento para atender aos empresários espanhóis.

Representantes da comitiva espanhola destacaram as experiências da cidade de Madri em ferrovia, metrô e saúde. "Madri construiu 200 quilômetros de metrô nos últimos 15 anos e tem uma exemplar malha ferroviária metropolitana", disse Apolinar Rodríguez, diretor de relações internacionais da RENFE, empresa estatal espanhola operadora de transporte de passageiros e carga por meio ferroviário. E demonstraram grande interesse no Estado. "Estamos impressionados com as oportunidades em São Paulo e temos grandes esperanças em poder colaborar. Colocamos nossa experiência à disposição", disse Isabel Castellá, presidente da P4R, empresa do Ministério da Economia da Espanha que oferece suporte às operações de comércio exterior e ao processo de internacionalização das empresas espanholas.

Estiveram no evento executivos de 30 empresas, como Banco Santander; AZVI, grupo especializado em infraestruturas ferroviárias; Infoglobal, que atua com sistemas avançados de telecomunicações; Cobra, empresa espanhola que atua no setor de serviços e em todos os campos da engenharia aplicada; dentre outras.

Este encontro foi o primeiro de uma série com delegações de investidores estrangeiros interessados no portfólio de obras do Estado. Nos próximos meses, Portugal deve trazer a sua. China e Japão também demonstraram interesse em futuros encontros.