19/10/18 11h52

Deloitte investe em novo centro de tecnologia tributária

Localizado em Campinas, o novo centro tem softwares para automatizar tarefas ligadas ao recolhimento de impostos

EXAME

Por Filipe Serrano

Lidar com a complexidade tributária no Brasil tem sido cada vez mais uma oportunidade de negócio para as empresas que oferecem serviços de tecnologia. No início de outubro, a consultoria Deloitte inaugurou no Brasil o seu primeiro centro de tecnologia focado em lidar com questões tributárias das Américas (existem outros três no mundo, em Singapura, na Bélgica e na África do Sul).

Localizado no escritório da empresa em Campinas, no interior de São Paulo, o centro recebeu investimentos de 14 milhões de reais nos últimos dois anos, e tem 250 funcionários responsáveis por atender cerca de 300 empresas clientes.

Com o novo centro, a consultoria vai automatizar processos repetitivos relacionados ao recolhimento de impostos. Um dos 150 softwares em operação, por exemplo, faz uma varredura no sistema das secretarias da Fazenda estaduais em busca de notas fiscais emitidas por uma empresa cliente, e compara com as informações internas para identificar se algum imposto não foi pago ou se existe alguma inconsistência nos dados.