26/12/22 13h13

Desenvolvimento Econômico lança plataforma dinâmica com dados do ensino superior do estado

Projeto foi desenvolvido pela Coordenadoria de Ensino Superior; informações são baseadas em censo do Inep

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Coordenadoria de Ensino Superior (CES), acaba de lançar o Observatório do Ensino Superior Paulista, uma plataforma dinâmica que disponibiliza de forma fácil e rápida informações sobre o sistema do ensino superior do estado, com base em dados do censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). O link de acesso é o https://www.observatorioensinosuperior.sp.gov.br.

A ferramenta possibilita a visualização da distribuição das instituições de ensino superior paulistas nas 16 regiões administrativas e nos 645 municípios, seus dados e a correlação com a densidade demográfica, expressa em linguagem numérica, gráfica e cartográfica. Permite também avaliar a realidade das instituições no contexto nacional e ainda respalda a tomada de decisão a respeito do ensino superior público estadual.

“Trata-se da primeira plataforma que destaca os sete equipamentos mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo: USP, Unicamp, Unesp, Univesp, Famema, Famerp e o Centro Paula Souza, com as Fatecs. É a primeira também que permite avaliar a distribuição de vagas ou de matriculados levando em consideração o número de habitantes, informação importante na hora de definir políticas de expansão do sistema de ensino no estado, e é a única que possibilita a geolocalização das instituições”, explicou Sandro Roberto Valentini, coordenador de Ensino Superior da SDE e professor titular da Unesp, que está à frente do projeto.

Segundo ele, há plataformas semelhantes de análise de dados, mas, com essas características, o Observatório do Ensino Superior Paulista é único.

A versão 1.0 (2022) foi apresentada na manhã de ontem (21) aos pró-reitores de graduação ou seus representantes no caso da USP, Unicamp e Unesp, ao presidente da Univesp, ao diretor de ensino do Centro Paula Souza e aos diretores de ensino da Famema e da Famerp, por meio de videoconferência comandada por Valentini. Os gestores já sugeriram para as próximas versões da ferramenta novas correlações que serão de grande importância para busca de dados específicos.

A plataforma levou um ano e meio para ser desenvolvida, e a partir de agora a Prodesp – empresa de tecnologia da informação provedora de soluções tecnológicas para todo o Governo do Estado de São Paulo e suas estruturas – é que irá fazer o processamento dos dados.

“Temos muitas atribuições em nosso dia a dia na Coordenadoria de Ensino Superior, mas esse projeto foi nosso grande desafio: criar essa plataforma que será muito importante para o planejamento do ensino superior e mostrar que o Governo do Estado está muito interessado no que está acontecendo em suas instituições e está buscando aproximação e integração desses equipamentos”, completou Valentini.

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/desenvolvimento-economico-lanca-plataforma-dinamica-com-dados-do-ensino-superior-do-estado/