08/02/17 14h17

Edital apoiará desenvolvimento de aplicativos para setor agropecuário

Agência CT&I

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lançaram uma chamada pública conjunta no valor total de R$ 15 milhões. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de aplicativos que tenham por finalidade inovar procedimentos que aumentem a produtividade e a eficiência do setor agropecuário. As propostas podem ser recebidas até 20 de abril.

A chamada está aberta para micro, pequenas e médias empresas brasileiras, sediadas no estado de São Paulo e constituídas, no mínimo, doze meses antes ao lançamento do edital. De acordo com a distribuição de recursos prevista na publicação, pelo menos 40% do montante será disponibilizado para empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões.

Dentre os desafios tecnológicos listados pela chamada estão: manejo integrado de pragas e de doenças; previsão de falhas e densidade de plantio em culturas; previsão de safra; determinação de perdas por causas infecciosas em rebanhos; previsão de consumo animal e relação com desempenho (inclusive para peixes); levantamento das feições erosivas por meio da análise de imagens de satélites; e gestão financeira da propriedade.

Outros temas de interesse são: campo sustentável - agricultura em harmonia com o meio ambiente; atenção ao pequeno agricultor e agricultura familiar; e São Paulo como centro da produção do conhecimento.

Serão apoiados projetos de desenvolvimento industrial e comercial de produtos ou serviços inovadores resultantes de pesquisas anteriores que tiveram aporte do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe) fases 1 e 2; ou que não tenham participado de fases anteriores do programa; ou resultantes de recursos próprios da empresa ou de outras fontes.