03/06/19 14h21

Educação e desburocratização promovem empreendedorismo em São J. dos Campos e Colider

As iniciativas de São Paulo e de Mato Grosso foram reconhecidas na quinta e sexta edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Agência Sebrae de Notícias

Em São José dos Campos (SP), o sistema integrado de incentivo aos pequenos negócios começa na escola, com a inserção da cultura do empreendedorismo como matéria regular no ensino fundamental, passa por simplificações e incentivos fiscais tributários e segue pelo desenvolvimento da competitividade empresarial, incluindo a inovação tecnológica. Localizado no Vale do Paraíba, São José dos Campos é um importante polo tecnológico, abrangendo material bélico e metalúrgico. O município é sede do maior centro aeroespacial da América Latina, com a Embraer, e conta com a presença de empresas com a Johnson & Johnson, General Motors, Panasonic, Petrobras, Ericsson, Monsanto, Mectron.

A cidade também conta com importantes centros de ensino e pesquisa, como o Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial, Instituto de Controle do Espaço Aéreo, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Instituto Tecnológico da Aeronáutica. O incentivo e apoio aos micro e pequenos negócios resultou no Alvará Instantâneo e no incentivo ao associativismo. Os resultados foram a criação e consolidação do parque tecnológico do município, além da promoção comercial do setor aeroespacial, que visa aumentar o volume total de exportações e o apoio à formação dos Arranjos Produtivos Locais (APL) dos setores aeronáutico e da tecnologia da informação e comunicação. “O projeto possui foco na educação empreendedora nas escolas municipais, tentando sensibilizar o interesse pela via empresarial, com incubadoras de empresas, desburocratização, desoneração, dentre outras ações consolidadas, por isso foi o caso vencedor da 5ª edição na categoria Melhor Projeto da Região Sudeste”, explicou Maura Miraglia, analista de políticas públicas do Sebrae.

Colíder

Por um conjunto de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do município, a história de Colíder (MT) foi a vencedora da 6ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O projeto incluiu uma série de ações, como o censo socioeconômico do município, a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento, estímulo à formalização, articulação para linhas de crédito, capacitação profissional e estímulo às compras públicas, redução de alíquotas do IPTU e do Alvará.

Todas essas medidas resultaram na geração de emprego e renda. O Sebrae em Mato Grosso destaca que ações de políticas públicas representam apoio direto aos empresários de pequenos negócios, pois permitiram o surgimento de empresas mais competitivas. O Prêmio reconheceu as iniciativas, como a formalização de empresas, regularização fundiária, promoção da cultura empreendedora e capacitação de fornecedores locais. “O incentivo à educação empreendedora foi outro destaque, além disso Colíder foi pioneiro ao implantar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa com resultados consistentes”, conclui Miraglia. Colíder recebeu o Prêmio prefeito Empreendedor em duas categorias: Melhor Projeto da Região Centro-Oeste e Implantação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.