02/04/24 12h40

Em reunião do COSAG, Secretaria de Agricultura apresenta propostas para ampliar armazenagem agrícola no Estado de SP

Governo de São Paulo

Na manhã desta segunda-feira (01), o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Guilherme Piai, participou de reunião do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG), órgão técnico vinculado à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

O encontro teve como objetivo apresentar os desafios no âmbito da armazenagem agrícola, estratégia importante para a segurança alimentar da sociedade e rentabilidade do produtor rural.

Durante a reunião, representantes do setor expuseram a atual defasagem de infraestrutura para armazenamento de grãos (silos) e a necessidade de uma modernização dos instrumentos já existentes e operantes.

O secretário, que compôs a mesa da reunião, apresentou as expectativas do governo estadual no enfretamento da problemática. “Para além do Plano Estadual de Irrigação que lançaremos na Agrishow desse ano, a Secretaria irá lançar o primeiro blended finance (financiamento misto) que terá aporte da iniciativa privada e do poder público, com apoio do mercado de capitais, da DesenvolveSP e do FEAP (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), vinculado à Pasta da Agricultura. Dessa forma, o produtor rural terá um um financiamento com taxas equalizadas, de forma a garantir a rentabilidade de seus investimentos e a necessária adequação da infraestrutura da propriedade referente à armazenagem”, concluiu Piai.

Estiveram presentes no encontro o presidente do COSAG, Jacyr Costa Filho, o vice-Presidente do COSAG e diretor Titular do DEAGRO, Roberto Betancourt, o CEO da Kepler Weber, Piero Abbondi, o diretor Financeiro e de Crédito Digital para MPMEs do BNDES, Alexandre Abreu, o presidente do Conselho de Administração da COCAMAR Cooperativa Agroindustrial e Conselheiro da OCEPAR, Luiz Lourenço, o presidente da Câmara Setorial de Armazenagem da Abimaq, Paulo Bertolini, o presidente do LIDE Agronegócio, Francisco Matturro e o chefe da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti.

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/em-reuniao-do-cosag-secretaria-de-agricultura-apresenta-propostas-para-ampliar-armazenagem-agricola-no-estado-de-sp