04/01/16 14h23

Em São José, cluster aeroespacial deve crescer mais de 30% em 2016

O Vale - São José dos Campoas

O Cluster Aeroespacial e Defesa prevê aumentar em mais de 30% seu quadro de associados em 2016, chegando a 145 empresas, segundo balanço divulgado na semana passada pelo coordenador da entidade, Carlos Rondina Mateus.

O relatório aponta um crescimento contínuo do número de associados do cluster gerido pelo CECOMPI, braço executor das políticas de competitividade e inovação da Prefeitura Municipal. "Em 2010 tínhamos 29 empresas associadas. Hoje, já são 111. E projetamos chegar a 145 em 2016 e a 180 em 2017", disse Mateus.

Uma das empresas que aderiram ao cluster este ano é a Dallas Aeronautical Services (DAS), especializada em reparo e reconstrução de peças de aviões.

Instalada em São José dos Campos, no Parque Tecnológico da UNIVAP, desde 2013, a empresa norte-americana investiu R$ 3,5 milhões na cidade este ano e recebeu, inclusive, o Prêmio Investe São Paulo, concedido a empresas que investiram no Estado em 2015.

Outra associada é a Akaer, uma das maiores empresas brasileiras no desenvolvimento de estruturas aeroespaciais, que anunciou em dezembro um investimento de R$ 50 milhões para instalar um moderno complexo de desenvolvimento de tecnologias avançadas no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

De acordo com Mateus, as 111 empresas do Cluster Aeroespacial e Defesa abrangem mais de 23 mil empregados e têm faturamento anual estimado em US$ 7 bilhões. "Como empresa âncora, a Embraer participa ativamente desses resultados", ressaltou. Segundo o relatório, 20,4% das empresas associadas pertencem ao setor da indústria, 19,5% ao setor de serviços, 19,5% são de engenharia, 18,8% prestam consultorias, 11,4% exercem atividades mistas e 10,3% são do setor de defesa.

Segundo o relatório, o número de empresas exportadoras do cluster disparou entre 2013 e 2014, passando de quatro para 17. Hoje, são 20 empresas exportando para 64 países. Juntas, essas empresas exportaram quase R$ 2,2 bilhões em produtos em 2015. "Nosso objetivo é melhorar ainda mais esse número através da internacionalização das empresas do cluster", disse Mateus.

O coordenador do Cluster Aeroespacial e Defesa destacou entre as principais realizações de 2015 a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais como a Paris Air Show, a LAAD e o Aerospace Meetings Brazil, que reuniu este mês 250 empresas de 20 países no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

"Tivemos ainda vários programas de capacitação voltados para as empresas do cluster, como o treinamento 'Be an Airbus Supplyer' e o Programa de Inovação e Qualidade Aeroespacial, bem como muitas rodadas de negócios, missões comerciais, seminários e workshops", lembrou.