20/09/16 15h26

Empreendedores criam aplicativo que rastreia entregas em tempo real

JáTá Chegando permite ao consumidor saber exatamente quando receberá a encomenda

DCI

O JáTá Chegando é um sistema de gerenciamento de entregas criado pelo empresário Ivan Bonomi em conjunto com os sócios Rafael Freitas, Rafael Maas e João Lucas Brasio, de Campinas (SP). O aplicativo visa dar autonomia ao consumidor, ao permitir que ele saiba exatamente o dia em que receberá a encomenda, além de ter como missão gerar economia aos estabelecimentos por favorecer a diminuição das re-entregas.

Os entregadores instalam em seus celulares o aplicativo do JáTá Chegando e o rastreamento é feito a partir da geolocalização do aparelho. As informações são enviadas à plataforma on-line, na qual o consumidor consegue visualizar em tempo real onde está a encomenda ou a refeição comprada por meio do serviço de delivery. Para evitar erros, o sistema é atualizado a cada dez segundos. Se algum imprevisto acontecer no caminho, o tempo de entrega aumenta.

Para Bonomi, acessar o site dos Correios e ler a informação de que uma encomenda "saiu para a entrega" não quer dizer nada para o consumidor. O importante para ele é saber a que horas, exatamente, a encomenda vai chegar. "A grande questão que temos hoje como consumidores é que não sabemos quando a entrega será feita ou o horário certo para um técnico de TV aparecer. O consumidor se vê obrigado a ficar em casa o dia inteiro esperando pelo serviço ou produto", destaca.

No caso dos estabelecimentos, o empresário afirma que o aplicativo pode favorecer um crescimento maior nas taxas de entrega com sucesso. Conforme explica, no caso das transportadoras, são feitas até três tentativas de entrega - se o entregador conseguir na primeira, há economia nos gastos com combustível.

O aplicativo também permite ao entregador tirar uma foto para comprovar que esteve naquele endereço, o que ajuda a evitar reclamações futuras e ainda registra o histórico das rotas realizadas.

Para o gestor da frota, há a possiblidade de acompanhar a localização de seus entregadores e indicação de disponibilidade.

O custo é contabilizado sobre o volume mensal de pedidos rastreados. Para até 100 pedidos rastreados no período, a startup oferece o serviço gratuitamente. Acima dessa quantidade e até mil pedidos no mês, a taxa é de R$ 0,35 por pedido adicional. Além disso, quanto maior o volume de rastreamentos no mês, menor será o valor unitário - assim, para estabelecimentos que registram 20 mil pedidos ao mês, o valor unitário cai para R$ 0,25.

Para contratar o JáTá Chegando, o estabelecimento precisa preencher um formulário no site. Depois, a equipe entra em contato com a empresa para entender o funcionamento do negócio e qual o volume de entregas. A startup atua com empresas que têm frota própria e com as que terceirizam o setor.

Início

A ideia de criar o JáTá Chegando surgiu da experiência pessoal do empreendedor. Ele pedia delivery e nunca fazia ideia de quando o pedido ia chegar. "Eu não sabia se dava banho nos meus filhos enquanto a pizza chegava ou se esperava. As crianças ficavam impacientes", lembra.

Em 2013, Bonomi começou a estudar o mundo das startups e decidiu dar andamento na ideia de criar uma forma de rastreamento e entregas em tempo real. Apresentou a solução aos sócios e, em agosto de 2014, formalizaram a empresa. O investimento inicial não chegou a R$ 10 mil. No mesmo ano lançaram o projeto piloto, contratado pelo BikeEntrega. Em 2015,  conquistou mais cinco clientes.

Atualmente, a empresa conta com um total de 23 clientes e 26 mil entregas rastreadas ao mês. Neste ano, passou pelo programa de aceleração Inovativa, conduzido pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e segundo Bonomi tem avançado em conversas com investidores.

Para a empresa não ficar só no rastreamento, novos produtos deverão ser laçados até o fim do ano. A expectativa dos sócios é que seja lançada, junto à plataforma, uma ferramenta de relacionamento com os clientes (CRM). O objetivo é que haja um canal de comunicação eficiente entre a empresa e o consumidor, no qual ele possa avaliar o atendimento e gerar feedbacks em tempo real.