10/07/19 11h58

Empreender é opção de carreira entre jovens

Repórter Diário

A nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) muda o cenário do empreendedorismo entre jovens, que passa de necessidade para opção de carreira. É o que mostra o estudo apresentado pelas pesquisadoras e sócias da Ideate, Fernanda Avanzi e Andréa Lacerda na oitava edição do Conjuscs (Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da USCS – Universidade Municipal de São Caetano).

Segundo pesquisa com abrangência nacional realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), brasileiros que sonham em ter o próprio negócio passaram de 18%, em 2017, para 33%, em 2018. Empreender se tornou o quarto maior sonho entre os jovens, perdendo apenas para compra da casa própria, viagem pelo Brasil e compra de automóvel.

O interesse em empreender está muito ligado às mudanças na BNCC, que deverá se adequar até 2022 para promover maior profundidade em interesses específicos dos estudantes, além de trazer, de forma mais abrangente, a formação técnica como opção de estudo nas escolas.

Segundo Fernanda Avanzi, as mudanças na BNCC terão impacto positivo para as empresas da região em alguns anos. “Teremos jovens mais preparados para o mercado de trabalho, principalmente, no que se refere a habilidades como trabalho em equipe, planejamento, criatividade e inteligência emocional, o que hoje as escolas acabam não trabalhando”, explica.

Outro ponto ressaltado pela pesquisadora é o protagonismo dos jovens no mercado de trabalho. “Eles irão para o mercado de trabalho com um propósito maior. Em vez de serem uma pequena engrenagem de um sistema maior, sem pensar no impacto que isso pode causar à sociedade, possuem mais consciência das ‘dores do mundo’ e estão mais focados na solução destas”, completa.

A pesquisa do Sebrae também apresenta que 51,9% dos brasileiros são empreendedores. Deste número, 61,8% são empreendedores iniciais, sendo 22,2% jovens, entre 18 e 34 anos.