21/09/16 15h20

Empresas brasileiras conhecem setor de energia solar nos EUA

Visitas técnicas, seminário e rodada de negócios resultaram em uma expectativa de R$ 300 milhões em investimentos estrangeiros no Brasil

Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou, de 11 a 16 de setembro, a Missão de Negócios à Feira Solar Power International, em Las Vegas. A ação foi desenvolvida em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e contou com a participação de instituições do setor de energia do Brasil como o Ministério de Minas e Energia (MME), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

A delegação composta por 17 empresas brasileiras participou de visitas técnicas para conhecer o mercado norte-americano de energia solar, especialmente na região da Califórnia que é reconhecida pela vanguarda na aplicação e fomento de tecnologias de energias renováveis. ”Foi possível acessar projetos de geração solar centralizada de larga escala, como o Solar Star, da empresa Berskshire Hathaway, a qual conta com uma usina de aproximadamente 580 MW capazes de fornecer eletricidade a 255 mil residências na região de Los Angeles”, comentou Igor Celeste, Analista de Negócios da Apex-Brasil. Além disso, a delegação teve reuniões com a Comissão de Energia e o Operador Independente do Sistema da Califórnia para discutir os desafios da energia solar do ponto de vista regulatório no estado. O grupo também conheceu negócios inovadores no setor, como a empresa Solar City que oferece soluções de sistemas solares de geração distribuída.

Seminário

No dia 14 de setembro, a Apex-Brasil promoveu o evento “Invest in Brasil: Status and Opportunities of Solar PV”, um seminário sobre o setor de energia solar com rodada de negócios. A iniciativa contou com mais de 60 participantes, entre empresas e autoridades brasileiras e investidores estrangeiros. A rodada de negócios teve a presença de 12 empresas brasileiras e 11 investidores estrangeiros que realizaram mais de 100 reuniões para discutir potenciais oportunidades de parcerias e joint ventures para investimentos no Brasil. “Estima-se que a ação gere mais de R$ 300 milhões em investimento estrangeiro direto no Brasil”, conclui Igor.