05/01/15 13h53

Empresas de tecnologia de São José do Rio Preto apontam para um futuro promissor

Diário Web - São José do Rio Preto

Sede do Parque Tecnológico já está praticamente pronta e deve ser inaugurada no primeiro semestre deste ano O ano de 2014 não foi fácil para diversos setores da economia em Rio Preto. Indústria e comércio sofreram, mês a mês, com resultados abaixo das expectativas e também com demissões em série. No entanto, um setor em Rio Preto avalia o ano que terminou quarta-feira como bom: o de tecnologia. Para empresários e especialistas ligados à área, 2014 foi um período de avanço e de novas ideias. Empresas de tecnologia da informação nasceram, aquelas que já existiam se consolidaram, o movimento Startups cresceu e trouxe atenção para a cidade e o Parque Tecnológico está caminhando para se tornar realidade no próximo ano.

"O setor conseguiu continuar na trajetória de desenvolvimento. Rio Preto está se consolidando aos poucos e obtendo o reconhecimento do mercado de que aqui temos boas ofertas. Várias empresas do setor possuem atuação nacional, algumas na América do Sul e outras são muito fortes regionalmente, mas isso só é possível com inovação e investimentos cada vez maiores na melhoria de processos, produtos e serviços", afirma Rafael Derrico, presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti).

Segundo Derrico, assim como em todo o País, o setor de tecnologia da informação em Rio Preto vem tendo um bom desempenho nos últimos nos últimos dez anos. "Em todo o Brasil, o setor está crescendo bem acima do Produto Interno Bruto brasileiro e, de forma geral, em Rio Preto, seguimos a tendência nacional", diz. Para o professor do campus de Rio Preto da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Johnny Rizzieri, 2014 foi o ano de colher o que foi plantado no setor há alguns anos.

"Em ciência e tecnologia as coisas não acontecem do dia para a noite, ou num estalar de dedos, mas são fruto de uma longa maturação, de investimentos feitos há um, dois ou três anos e que agora começam a aparecer os primeiros resultados. Então, se você olha pelo ângulo de novos produtos, novos modelos ou novos processos, sem dúvida alguma, Rio Preto avançou significativamente. Acredito que o desenvolvimento foi forte e com muita qualidade, e isso vai ter reflexos durante um bom tempo, pois esses produtos estão agora entrando no mercado. Houve um ganho expressivo de novos mercados e clientes".

As áreas de tecnologia que mais se destacam e que tiveram melhor desempenho durante 2014 em Rio Preto foram as de produtos médicos hospitalares, de tecnologia da informação, de química e de alimentos. No entanto, mesmo com a cidade se desenvolvendo e mostrando vocação para o setor, alguns fatores ainda comprometem os resultados. "Falta de um alinhamento maior com o poder municipal, falta de mão de obra qualificada e custos de logística altos para expansão dos negócios estão entre as maiores dificuldades do setor em Rio Preto", afirma Derrico.

Pesa também para esse próximo ano a situação econômica do País em 2014. Segundo Rizzieri, a maior preocupação para o futuro é se o setor vai continuar investindo durante 2015 ou não. "Se não investir, mesmo com todas as dificuldades deste momento, no futuro, essas empresas podem ficar para trás tecnologicamente e, consequentemente, perder mercado. É preciso entender que os investimentos não são sobre os produtos que já estão aí entrando no mercado, mas sobre a próxima geração, sobre o que vai vir daqui a dois ou três anos e que substituirão os atuais. No fundo, é como uma corrida de obstáculos em que, apesar dos tombos, você não pode deixar de correr".