04/01/16 14h12

Entrega os pontos

Folha de S. Paulo

A Total Express, empresa de logística que atende empresas de e-commerce, vai investir R$ 20 milhões em sistemas de tecnologia para incluir pequenas lojas entre seus parceiros.

O dinheiro será usado para desenvolver páginas na internet e programas para que o pequeno lojista acesse, calcule o frete e entre na coleta, afirma Claudio Prado, presidente da empresa.

"Modernizar os sistemas para atender clientes com demandas menores é um alto investimento", diz ele. No entanto, na soma, há um grande volume de vendas feitas por pequenos sites de e-commerce, afirma.

As grandes lojas fazem estimativas de quantos produtos vão vender e já enviam uma parte deles para o centro de distribuição.

As pequenas empresas não conseguem fazer isso. A ideia da modernização do sistema da Total Express é acelerar a primeira perna da viagem dos produtos, que vai do estoque da loja a um centro de distribuição.

A empresa também vai recolher produtos nas casas dos clientes finais. A troca ou devolução é um gargalo do e-commerce, diz Prado.

Para isso, haverá ampliação da rede de distribuidores para que eles passem a coletar pacotes.

5.000
são os veículos da empresa

2.400
é o número de funcionários que trabalham