18/12/17 14h05

Fabricantes de calçados veem avanço em 2018

Valor Econômico

Após três anos consecutivos de queda, o mercado brasileiro de calçados voltou a crescer em 2017, com expectativa de fechar o ano com crescimento entre 3% e 4%. Para 2018, a projeção é de um desempenho igual ou superior ao esperado para este ano, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Os números oficiais serão divulgados em janeiro, durante a Couromoda.

A produção do setor calçadista cresceu 3,5% de janeiro a outubro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Heitor Klein, presidente da Abicalçados, disse que as indústrias mantiveram o ritmo de expansão em novembro e no início deste mês. A consultoria estima para 2017 um crescimento na produção de 4,3%, para 988,7 milhões de pares. Em valor, é esperado um aumento de 6,2% sobre 2016, para R$ 32,46 bilhões.

 "O ano de 2017 termina com resultados positivos. Se olharmos para 2018, acho difícil que haja uma piora. A tendência é de uma melhoria leve, com recuperação no mercado interno. Já no mercado externo, o desempenho vai depender da nossa capacidade de formar preços competitivos", afirmou Klein, da Abicalçados.

De janeiro a novembro, as exportações de calçados somaram 109,9 milhões de pares, com crescimento de 2,1% frente ao mesmo intervalo de 2016. Em valor, as exportações aumentaram 11,9%, para US$ 973,6 milhões. "O crescimento em receita veio principalmente do reajuste de preços", observou Klein. O preço médio do calçado exportado subiu 11,8% em 12 meses até novembro, passando de US$ 7,60 para US$ 8,50 o par.

Para Klein, a alta nos preços foi o principal fator responsável pela queda de 13,3% nas exportações para os Estados Unidos, de 9,88 milhões de pares. Em receita, a queda foi de 12,7%, para US$ 170,2 milhões. Os EUA são o maior mercado importador de calçados brasileiros, respondendo por 17,5% das exportações brasileiras.

A Alpargatas e a Arezzo anunciaram recentemente ações para reforçar as operações nos EUA. A Alpargatas planeja, no próximo ano, concentrar a expansão das vendas na Califórnia e na Flórida. A empresa tem operação direta no mercado americano desde 2007, com base em Nova York. O presidente da companhia, Márcio Utsch, disse recentemente que a empresa concentrou-se muito nas vendas em grandes redes de departamentos, que exigem descontos muito altos, e que vai buscar outros destinos para a marca Havaianas em território americano.

A Arezzo pretende abrir duas lojas da Schutz nos EUA em 2018, além de reforçar o comércio eletrônico no país e as parcerias com lojas multimarcas. Alex Michail, diretor de operações da Arezzo no país, disse recentemente que planeja levar a marca Schutz para lojas de departamentos como Nordstrom e Bloomingdale's.