15/12/16 14h54

Feira de investimentos reúne produtos criados por universitários

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

Aconteceu, na última quarta-feira, 14 de dezembro, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SDECTI), a Feira de Investimentos Academic Working Capital (AWC), que reuniu novidades tecnológicas desenvolvidas por universitários participantes do programa que é desenvolvido pelo Instituto TIM. Ao longo do ano, os alunos receberam acompanhamento, orientação de negócios e recursos financeiros do instituto, e agora buscam financiamento de investidores e empresários dispostos a apostar em startups e ideias pioneiras.

A abertura das atividades aconteceu com a presença do presidente do Instituto Tim, Manoel Horacio, e do chege de gabinete da SDECTI, Mauricio Juvenal. Esta foi a última de uma série de mostras ocorridas durante o ano, em que os alunos demonstraram os seus projetos de trabalho de conclusão de curso para os chamados “investidores anjos”. A ação tem parceria com a Escola Politécnica (Poli) e o Núclero de Empreendedorismo da Universidade de São Paulo (NEU USP), ligados à SDECTI.

Com a ajuda financeira para o desenvolvimento dos protótipos, orientação para a estruturação do negócio e apoio para enfrentar os desafios tecnológicos de suas propostas, os universitários apresentaram, na sede da Pasta, um Nanotropic, aditivo nanoplástico muito semelhante aos utilizados nas embalagens tradicionais de alimentos, mas com propriedades bactericidas e fungicidas; o Staat, um equipamento eletrônico com sensor para identificação precisa da cor de um dente; e também o My Migraine, um aplicativo para ajudar a entender e controlar as causas da enxaqueca. Além destes, outros 11 projetos foram trazidos para as apresentações, sendo seis de Universidades do Estado de São Paulo.

O evento também contou com a presença de investidores anjos e empreendedores de sucesso, como Mayura Okura, fundadora e CEO da plataforma B2Blue, Marco Poli, da Anjos do Brasil, Fernando Salaroli, fundador da startup LeanSurvey, e Rosana Jamal, fundadora da aceleradora Baita.  Os grupos que tiveram destaque em seus projetos durante as exposições foram convocados para apresentá-los à uma banca convidadada, que contará com a presença do CSO da Tim, Luis Minoru.

As inscrições para AWC 2017 já podem ser realizadas até o dia 19 de dezembro no site da AWC.