18/08/22 12h29

Fi South America 2022 reflete o otimismo e debate megatendências da indústria de alimentos e bebidas

Com mais de 10 mil visitantes e 100 expositores, maior plataforma de conexão entre fornecedores e compradores de ingredientes compartilha insights e impulsiona negócios. Premiações e experiências online prosseguem durante o ano

Dois a Mais Alimentos

Com uma nova proposta figital (físico + digital), a 24ª edição da Food ingredients South America (FiSA) promoveu a conexão entre fornecedores e compradores de ingredientes para alimentos e bebidas na principal plataforma da América Latina. O evento híbrido contou com a participação de 100 empresas, representando cerca de 700 marcas, e de mais de 10 mil visitantes, que lotaram os corredores e auditórios do São Paulo Expo, entre os dias 09 e 11 de agosto. Quem não pôde comparecer ao pavilhão teve a chance de conferir transmissões online na plataforma digital Fisa Xperience.

“O volume de público que se credenciou foi superior ao da edição de 2019. Nos dois últimos anos, as jornadas digitais que oferecemos foram extremamente bem-sucedidas e vieram para ficar, mas havia uma saudade imensa entre os profissionais de poder voltar aos encontros presenciais. O face a face é muito valorizado nos negócios do setor. Além disso, ingredientes envolvem bastante as experiências sensoriais. Tudo isso colaborou para uma edição fantástica do evento”, avalia Diane Coelho, Gerente de Negócios da FiSA.

Na FiSA 2022, oportunidades de negócios e networking foram combinadas com atualizações sobre as principais tendências em alimentação. Soluções para produtos plant-based, as emergentes proteínas cultivadas, movimentos regulatórios e novos ingredientes funcionais foram destacados nos estandes dos expositores, em workshops e na mais tradicional atração da FiSA, o Summit Future of Nutrition — que, nesta edição, teve uma programação diversificada, dividida sob três temáticas: natural ingredients, health ingredients e food ingredients.

Expositores e visitantes satisfeitos

“A FiSA 2022 foi bastante movimentada, a visitação foi intensa. Já participamos de edições anteriores, sempre com o objetivo de buscar novos clientes e mostrar nosso portfólio completo”, comentou Marco Henriques, gerente de marketing da Doremus Alimentos.

“Foi gratificante participar mais uma vez do evento, que é referência para o mercado em que atuamos. A FiSA é um ponto de encontro consolidado, em que interagimos com os clientes e apresentamos as nossas soluções de uma forma especial. Recebemos visitas importantes ao longo dos três dias, capazes de alavancar negócios por meses e, tomara, muitos e muitos anos”, afirmou Sandra Lucchetti, coordenadora de marketing para a América do Sul da GELITA.

Expositores estreantes no evento também fizeram balanços positivos da iniciativa. “Foi a nossa primeira vez na FiSA. A feira foi muito boa para nós e atendeu às expectativas, pois deu uma visibilidade muito grande para a nossa marca. Agora esperamos ter um ótimo resultado nos próximos meses graças aos contatos feitos aqui”, declarou Patrícia Borssa, gerente comercial da Aunare.

Visitantes pela primeira vez, Deize Marcolin e Viviane dos Santos, funcionárias da Frimesa, aprovaram o evento. “A FiSA nos surpreendeu pela diversidade e pelas novidades. Ficamos a par de tendências e sairemos daqui com muito mais conhecimento. Gostei demais”, disse Viviane.

Novas atrações enriquecem a jornada

Como novidades, a FiSA promoveu este ano o Plant-Based Experience, que combinou palestras de especialistas, apresentação de novos produtos e demonstrações de receitas com chefs, sempre com foco na alimentação à base de plantas; o Lounge Choco & Coffee by Prova, que ofereceu uma variedade de sabores e inovações em bebidas à base de café, chocolates, chocobomb e biscoitos com extratos e aromas brown notes, além de mascaradores em produtos proteicos; e o HUB Regulatório, um curso em que a Regularium e a Meta Regulatória mostraram às indústrias como aprovar novos ingredientes na lista positiva da Anvisa.

Outra atração inédita foi a FiSA Technology Bootcamp powered by Intercompany, que ofereceu apresentações e dinâmicas sobre a transformação digital de alimentos e bebidas aos profissionais envolvidos em pesquisa, desenvolvimento de produtos, marketing, qualidade, TI e inovação.

Por outro lado, programas consagrados no evento foram reeditados. O Innovation Tour, organizado pela Equilibrium/BHBFOOD, proporcionou uma série de visitas guiadas pela feira, em que os visitantes puderam ter acesso às grandes novidades do pavilhão. Já a área Tasting Experience distribuiu amostras de ingredientes, e o espaço New Product Zone (NPZ), coordenado pela Mintel, apresentou palestras e protótipos futuristas relacionados às principais tendências da indústria alimentícia mundial.

Tecnologia e sustentabilidade

Os dois principais pilares da FiSA 2022 foram a transformação digital e o ESG (ambiental, social e governança). Diversos painéis do congresso científico Summit Future of Nutrition debateram o uso crescente da Inteligência Artificial (IA) e de analytics nos processos de inovação em alimentos e bebidas, além da necessidade urgente de mitigação do impacto ambiental dos sistemas alimentares, com a redução de desperdícios e novos e melhores processos ao longo da cadeia.

O evento buscou refletir esses dois pontos. Afora todos os novos recursos digitais ao alcance dos participantes, a Informa Markets utilizou na FiSA credenciais de papel, materiais impressos com certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal) e incentivo à devolução pelos visitantes, na saída do pavilhão, das bags de plástico recebidas na entrada, para reutilização em outros eventos, entre outras ações. Além disso, a organização priorizou o uso de iluminação de LED, de maior eficiência energética, incentivou o uso de transporte público e as caronas solidárias para redução de gases de efeito estufa, e promoveu a coleta seletiva de orgânicos e recicláveis.

A realizadora do evento fechou ainda uma parceria com a Fruta Imperfeita, para a distribuição aos convidados de frutas com alguma inconsistência visual, geralmente descartadas pelo mercado mesmo estando aptas para o consumo.

Como ação de responsabilidade social, a FiSA divulgou a iniciativa da Padaria Escola Tiãozinho. O objetivo do projeto, capitaneado pela organização da sociedade civil (OSC) Safrater, é oferecer capacitação profissional em panificação e confeitaria à população do bairro de Americanópolis, na capital paulista, de modo a inserir as pessoas no mercado de trabalho.

Mais atrações nos próximos meses

As experiências da FiSA não terminaram com o fechar das cortinas no São Paulo Expo. Mesmo com o encerramento do evento híbrido, os profissionais da indústria de alimentos e bebidas poderão continuar a desfrutar de conteúdos exclusivos, incluindo a gravação do Summit Future of Nutrition, na plataforma FiSA BrainBox.

Além disso, a FiSA promove os mais tradicionais prêmios de inovação do setor: o Fi Innovation Awards, que incentiva e reconhece fabricantes de ingredientes, alimentos e bebidas pelas soluções disruptivas trazidas, não só para a indústria, mas também para o consumidor final; e o Startup Innovation Challenge, voltado para empresas com menos de 5 anos de atividade. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de outubro, no Terraço Itália, em São Paulo (SP). Inscrições para a solenidade podem ser realizadas neste link.

Para fechar a Smart Journey Fi South America 2022, também em outubro acontecem os eventos digitais FiSA Xperience Trends To Watch, que apresenta as tendências de consumo para inovação de alimentos e bebidas em 2023, e o FiSA Xperience Suppliers’ Day, com foco em exportação de ingredientes, nos dias 19 e 20, respectivamente.

Sobre a FiSA

A Food ingredients South America, a mais tradicional plataforma de inovação da indústria alimentícia da América Latina, oferece uma série de eventos presenciais e digitais para conectar líderes e gerar negócios. As conexões realizadas nesse encontro são responsáveis pelo desenvolvimento de produtos que fazem parte da transformação da vida de milhares de consumidores no mundo.

A FiSA adota o conceito digital, ou seja, integra suas atrações entre o mundo físico e digital, com conteúdo ao vivo e disponibilizado em plataforma sob demanda, para oferecer a congressistas, visitantes e expositores mais oportunidades e maior flexibilidade.

fonte: https://www.doisamaisalimentos.com.br/agenda/fi-south-america-2022-reflete-o-otimismo-e-debate-megatendencias-da-industria-de-alimentos-e-bebidas/