10/10/22 12h02

Fim de ano deverá gerar 12,6 mil novas vagas temporárias na Região Metropolitana de Campinas

Estimativa da Acic é que economia nas cidades da RMC irá movimentar R$ 6,6 milhões com festas

Todo Dia

Faltando menos de três meses para as festas de final de ano, a Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) estima que a RMC (Região Metropolitana de Campinas) irá gerar 12.695 vagas temporárias, o que irá movimentar a economia em R$ 6,635 milhões. O montante representa um aumento de 4,10% comparado com mesmo período do ano passado. Em relação à quantidade de empregos temporários, a alta é de 7,26% sobre o Natal de 2021.

Com uma maior movimentação no comércio regional, lojas e indústrias tendem a contratar mão de obra temporária para atender a demanda na época de Natal. A expectativa é de que na cidade de Campinas sejam 5.830 funcionários em condições de vagas temporárias.

Esta geração de emprego poderá gerar uma movimentação financeira de R$ 2,8 milhões no município. Neste ano, na metrópole, a geração de emprego teve um crescimento de 7,56%, comparado com 2021. No ano passado, o município chegou a gerar 5.420 vagas temporárias para as festas de final de ano, resultando em uma movimentação financeira de R$ 2,727 milhões.

CENÁRIO

De acordo com a Acic, mesmo com a crise econômica que o país enfrenta, o cenário comercial é positivo em toda a região. "Apesar da queda do poder de compra, da elevação dos preços, com a aceleração da inflação, a desvalorização do dólar e a elevada taxa Selic em 13,75% ao ano, as compras do quarto trimestre sempre se apresentam otimistas.

Com a entrada positiva dos recursos do 13º salário, deverá liberar cerca de R$ 3,95 bilhões na economia de Campinas e região, nesse quarto trimestre", informou a associação comercial.

No ano passado, a RMC gerou 11.836 vagas temporárias para o Natal. Com o número de vagas disponíveis no mercado, o comércio movimentou R$ 3,646 milhões. Comparando com as expectativas para o Natal de 2022, a geração de vagas temporárias deve crescer 7,26% neste ano.

No cenário nacional, a contratação de mão de obra temporária neste período do ano deve movimentar cerca de 101 mil vagas, conforme a pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio).

Fonte: https://tododia.com.br/cidades/fim-de-ano-devera-gerar-12-6-mil-novas-vagas-temporarias