01/04/24 14h34

Franca tem 901 comércios de alimentos; um terço foi aberto nos últimos 4 anos

Doze novos supermercados foram abertos apenas no primeiro trimestre de 2024. Novos negócios de atacado e varejo oferecem oportunidades de emprego e diversidade para os francanos

GCN

Paulistão Atacadista: o nome pode até ser novo para o francano, mas o proprietário é um velho conhecido. O Grupo Savegnago abriu na última terça-feira, 26, o primeiro atacarejo da marca na cidade. Dias depois, e o empreendimento segue recebendo filas de carros com pessoas que desejam conhecer a novidade. Esse não é um caso isolado. Franca entrou no radar de grandes empresas do setor alimentício, em especial, supermercados.

Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento mostram que a cidade possui 901 empresas ativas entre varejistas e atacadistas de alimentos. Deste total, 791 são microempresas, equivalente a 87,79% do setor. Já 69 são empreendimentos de porte maior.

Apenas nos últimos quatro anos, ainda segundo o órgão, 304 comércios do ramo foram abertos, o que representa 33% das empresas ativas. Os três primeiros meses de 2024 já acumulam 12 novos supermercados em funcionamento.

Chance de emprego

Números que traduzem em oportunidades de emprego. Caso do atendente de telemarketing Jhonatan da Silva Pereira, de 30 anos. "Trabalhava aqui no Makro antes, infelizmente fechou e tive oportunidade de voltar a trabalhar em 2024 no Paulistão. Nessa transição fiquei quase seis meses parado. Cheguei a fazer uns 'bicos' em algumas empresas nesse período, mas, apenas isso".

Casado há seis anos com Silvania, e pai do pequeno Nicollas de 3 anos, Jhonatan não é um caso isolado. A empresa reencontratou outros profissionais. "Enxergo essa oportunidade com bons olhos".

"Está sendo uma loucura ter esse novo mercado aqui em Franca. A cidade precisavam desse novo atacado. Está tendo muita gente até fila para entrar no estacionamento", completou.

Novas lojas, mas, também, novas propostas. Em outubro do ano passado, por exemplo, o OBA Hortifruti desembarcou no município, especificamente na avenida Dr. Ismael Alonso y Alonso. Com detalhes amadeirados, em alusão a uma fazenda, o comércio aposta na qualidade dos produtos naturais.

Cerca de 500 metros de distância do OBA, o Sam’s Club iniciou suas atividades em junho daquele ano, na avenida Antônio Barbosa Filho. Com estilo de loja de departamentos americana, semelhantes as que aparecem em séries e filmes, chama atenção pela grandiosidade, seja pela variedade de produtos – principalmente, internacionais – ou pelos tamanhos de suas embalagens.

Antes, o Savegnago havia inaugurado sua quinta loja em Franca, no Parque Castelo, em abril de 2021. Já o Atacadão, há dez anos, em 2014.

Mudanças cíclicas, uma vez que para um abrir, muitas vezes outro pode precisar fechar. Além do Grupo Savegnago, que comprou a loja do Makro em Franca, o Sam’s Club opera no atingo prédio do Walmart e, mais recentemente, do Maxxi. O Atacadão funciona nas dependências do que já foi o Carrefour. Sem data para encerramento das operações, o supermercado da rede Dia fechará as portas no bairro Santa Cruz.

Fonte: https://sampi.net.br/franca/noticias/2823941/franca-e-regiao/2024/03/franca-tem-901-comercios-de-alimentos-um-terco-foi-aberto-nos-ultimos-4-anosV