02/05/24 14h51

Franquias impulsionam geração de emprego no 1º trimestre de 2024

O levantamento aponta que cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos

Mercado e Consumo

Um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) aponta que as micro e pequenas empresas (MPEs) realizaram 177,1 mil novas contrações somente em fevereiro, do total de 306 mil postos registrados no mês. Isso representa aproximadamente 58% das vagas de empregos criadas no Brasil durante o período.

O resultado alcançado pelas MPEs em fevereiro foi 21% maior se comparado ao de 2023. Corroborando tais dados, com planos de expansão robustos, marcas de franquias que atuam em todo território nacional, em segmentos variados, assumem um importante papel na criação e manutenção de vagas no mercado de trabalho.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), tendo em vista a expansão do volume de unidades e de redes, o setor de franquias segue empregando diretamente mais pessoas. De acordo com o balanço do franchising em 2023, o número de trabalhadores diretos subiu de 1.589.276 para 1.701.726, apontando um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior. O levantamento também aponta que cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos.

No primeiro trimestre de 2024, por exemplo, a 5àsec, maior rede de lavanderias do Brasil, implantou 10 novos pontos de vendas em diferentes estados. Com essa movimentação, a marca francesa gerou mais de 40 novos empregos para vários cargos.

Já a Água Doce Sabores do Brasil, franquia especializada em gastronomia e drinques brasileiros, registrou um aumento de 5% nas contratações desde o início de ano. Além disso, a marca inaugurou três restaurantes localizados em São José do Rio Preto e Taquaritinga, ambos no interior de São Paulo, e em Uberaba, em Minas Gerais. Juntos, somaram a contratação de, em média, 35 novos colaboradores. Ainda no segmento de foodservice, o Divino Fogão, rede de fast-food com foco em grills, selecionou mais de 40 profissionais para atuarem em novos restaurantes da marca, abertos em empreendimentos das cidades de São José dos Pinhais, no Paraná, Cariacica, no Espírito Santos e no Rio Janeiro, capital.

Levando em conta os dados de janeiro a março deste ano, a Calçados Bibi, rede de calçados infantis, efetuou contratações tanto no varejo quanto na indústria. Com duas plantas fabris, sendo uma em Parobé, no Rio Grande do Sul, e outra em Cruz das Almas, na Bahia, só na produção industrial foram 162 empregos gerados, sendo 82 na operação do Sul e 80 na baiana. Já nas lojas próprias, a Bibi selecionou 31 novos talentos para atuarem com a venda de calçados para crianças de 0 a 9 anos.

Também atuando no segmento de moda infantil, a Milon, rede de vestuário infantil com inspiração europeia, pertencente ao Grupo Kyly, inaugurou quatro lojas em diferentes estados brasileiros, fazendo com que, ao menos, 12 vagas de empregos fossem geradas.

No segmento educacional, o Grupo MoveEdu, detentor das marcas Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica, abriu 15 novas escolas em diferentes estados e mais 150 vagas de emprego.

Com 700 unidades em operação, a Casa do Construtor rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil, pintura, limpeza e jardinagem, está em processo de expansão, com 24 unidades previstas para serem abertas. A rede possui 120 postos de trabalho abertos em várias regiões do País.

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/30/04/2024/economia/franquias-impulsionam-geracao-de-emprego-no-1o-trimestre-de-2024/