06/09/16 14h39

Gamaro tem R$ 500 milhões em projetos para lançar até início de 2017

Valor Econômico

Dois anos depois de sua criação, a incorporadora Gamaro Desenvolvimento Imobiliário - da família fundadora da Universidade Anhembi Morumbi - tem quase R$ 2 bilhões de projetos em aprovação,. Desse total, cerca de R$ 500 milhões são compostos por dois empreendimentos residenciais que podem ser lançados neste semestre ou no início do próximo ano, conforme a obtenção das licenças.

A presidente da Gamaro, Angela Freitas, conta que, na constituição da incorporadora, não esperava um mercado tão recessivo. "Mas o setor imobiliário é de longo prazo", diz. A filha de Gabriel Rodrigues - atualmente, presidente do conselho de administração da Kroton - dedica a maior parte de seu tempo à frente da Gamaro para avaliação de projetos e visita a terrenos.

O foco de atuação da incorporadora são empreendimentos residenciais de média e alta renda na cidade de São Paulo e no seu entorno, além de projetos de uso misto. Segundo Angela Freitas, oportunidades em outras praças, como o Rio de Janeiro, não são descartadas.

A Gamaro fez dois lançamentos - um em Osasco (SP) e outro na capital paulista - com Valor Geral de Vendas (VGV) que soma R$ 435 milhões. Fatia superior a 70% do projeto de R$ 340 milhões lançado em setembro de 2014 foi vendida, e mais da metade do empreendimento para a alta renda apresentado em abril já foi comercializada.

Na fundação, a Gamaro recebeu da empresa patrimonial da família banco de terrenos com VGV potencial de R$ 2,5 bilhões. Essa empresa patrimonial foi fundada para administrar os imóveis da Universidade Anhembi Morumbi.

Com incorporação quase artesanal, a Gamaro comprou apenas um terreno, desde então, no bairro do Brás, na região central de São Paulo. "Fazemos aquisições oportunas, e lançamos produtos no nosso tempo. O mercado imobiliário é muito cíclico, e a pressão não funciona bem", diz.

A forma de atuação artesanal se expressa também na decisão da incorporadora de ser responsável, por cinco anos, pelo jardim da fachada do empreendimento lançado na Vila Olímpia, bairro nobre paulistano, no primeiro semestre. "Momentos de crise são uma oportunidade para detalhar e aprovar projetos, com cuidado muito grande", diz.

Um dos projetos da Gamaro em fase de aprovação é um empreendimento multiuso, a ser desenvolvido no Morumbi, na zona sul da capital paulista. A primeira fase será o início da construção de nova torre para a Anhembi Morumbi, com entrega prevista para 2019, quando serão lançadas o residencial e o empreendimento de long stay, com serviços destinados a hospedagem por períodos mais longos. Em 2023, será a vez do prédio corporativo.

A Gamaro fez também incorporação de prédio construído sob medida para a Anhembi Morumbi e está desenvolvendo hotel na região central de São Paulo, mas não houve lançamento dos dois projetos. O prédio destinado à faculdade foi comprado pela empresa patrimonial da família, e o hotel poderá ser vendido.

Angela Freitas conta também que há investidores americanos interessados em participar em projetos da Gamaro. A executiva diz ainda que espera que novas soluções sejam encontradas para o país, principalmente, em relação ao financiamento imobiliário e que a reforma trabalhista seja realizada.