17/03/22 11h48

Gigante do setor de nutrição inaugura centro de pesquisa em Hortolândia

ADM (Archer Daniels Midland) investiu US$ 4,7 milhões em suas instalações na cidade

O Liberal

Com investimento de US$ 4,7 milhões, a multinacional norte-americana ADM (Archer Daniels Midland) inaugurou nesta quarta-feira um Centro de Inovações, em Hortolândia. O objetivo é testar e desenvolver soluções e ingredientes para empresas parceiras que fornecem alimentação e bebidas ao consumidor. 

A ADM produz há 75 anos proteína e produtos à base de soja e milho, além de nutrição animal para empresas. Só nos últimos oito anos a multinacional adquiriu 32 marcas, das quais 27 ligadas à área de nutrição. 

A companhia é responsável por produzir em plantas espalhadas pelo País e na América Latina, aromas para bebidas, extratos botânicos, além de proteínas para o setor de nutrição humana, visando a sustentabilidade. 

De acordo com a empresa, o local escolhido para a instalação do Centro de Inovações, de 1.200 m², é estratégico. 

“Estamos em um polo de inovação que existe na região de Campinas e próximos dos aeroportos, até porque, nós seremos o ponto central para a América Latina, queremos facilitar nossos clientes, colegas e parceiros”, explicou a líder de área técnica da ADM na América Latina, Andréa Lunardini. 

Ainda de acordo com ela, a região facilita o contato com grandes universidades. “Queremos projetos de parceria. Cada vez mais queremos estar dentro das universidades, e tê-las aqui”, concluiu nesta quarta. 

O novo centro vai permitir simular os processos da indústria a partir de novos desenvolvimentos, e fazer com que os clientes cheguem antes nas gôndolas dos supermercados com produtos líderes de mercado. 

“A nossa contribuição é: primeiro ter pessoas com competência, em segundo, instalações que permitam testes e, em terceiro, ter à disposição do cliente uma prateleira cheia de ingredientes que precisa”, comentou Roberto Ciciliano, presidente de Food da ADM na América Latina. 

Em visita ao centro nesta quarta-feira, a reportagem do LIBERAL visitou os laboratórios de testes, de pesquisa e de desenvolvimento, além de sala sensorial, auditório e o centro culinário da ADM. 

“Hoje vemos que a inovação vem da indústria de ingredientes. Esse centro era o que faltava para a ADM na América Latina, a gente vinha trabalhando, entregando toda inovação, de uma forma mais humilde e modesta, pelo fato de não termos essa instalação. Então, acho que ela brinda esse momento”, disse Andréa. 

Hoje com 22 profissionais, a projeção da empresa é ter 40 no local até 2025. 

fonte: https://liberal.com.br/cidades/hortolandia/alunos-da-rede-municipal-de-hortolandia-terao-que-apresentar-comprovante-de-vacinacao-contra-a-covid-19-1732447/