29/01/16 14h34

Governador garante a duplicação da Mogi-Dutra

O Diário

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) garantiu ontem a duplicação do trecho da Rodovia Mogi-Dutra, entre o trevo da Ayrton Senna até Arujá, e a reconstrução das duas pistas laterais da Marginal do Rio Una, em Suzano. O anúncio foi feito durante audiência com o deputado Estevam Galvão (DEM). A expectativa é de que os trabalhos ocorram ainda neste semestre. Ambos os investimentos foram suspensos no final do ano passado devido à crise econômica que atingiu o Estado e todo o País.

“Vamos realizar as obras de reconstrução das duas pistas laterais da Marginal do Una e canalização do rio, assim como a duplicação do trecho de Arujá na Mogi Dutra. Temos este compromisso com a Região e vamos cumprir”, afirmou o governador. A Secretaria de Estado de Logística e Transportes já está sendo acionada para dar sequência a ambos os projetos.

Os investimentos na Marginal do Una estão orçados em R$ 75 milhões e incluem a drenagem, recuperação do solo e pavimentação das duas pistas laterais, além da canalização de toda a extensão do rio. “Esta é uma luta antiga e sem a ajuda do Governo do Estado o município jamais teria condições de realizar a obra, fundamental para a melhoria do trânsito na malha central”, disse o deputado, que também pediu agilidade nos trâmites para início das obras da nova alça do Rodoanel Leste em Suzano. Segundo Alckmin, a Cetesb está emitindo a licença ambiental para que o início dos trabalhos.

A segunda alça será construída na Estrada dos Fernandes e representa uma das reivindicações da população, já que além de garantir o acesso do Rodoanel à cidade, promoverá o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda.

Orçada em R$ 160 milhões, a obra inclui uma ligação rodoviária de 2,4 quilômetros de pista duplas e com duas faixas por sentido; seis viadutos e 1 quilômetro de vias nas marginais do Rodoanel Leste. Dois desses viadutos serão feitos no entroncamento com o Rodoanel (na altura do km 104, em Suzano, próximo à divisa com Ribeirão Pires), assim como a marginal, dois viadutos erguidos para transpor a Estrada do Moreira e dois na Estrada dos Fernandes. O prazo de execução é de 18 meses.

Estevam falou ainda sobre a entrega da nova estação da CPTM, prevista para o próximo mês, e a conclusão das obras do Hospital das Clínicas de Suzano, esperada para o segundo bimestre deste ano.