08/03/24 10h30

Governo de São Paulo lança guia e vai apoiar municípios na atração de investimentos privados

Documento, criado pela InvestSP, já está à disposição de prefeitos e vereadores e orienta sobre como identificar e promover oportunidades e vocações de cada cidade

InvestSP

O Governo de São Paulo vai incentivar e apoiar os municípios paulistas na busca por investimentos privados, como fábricas, centros logísticos, polos de pesquisa e inovação e até unidades de produção de energia. Prefeitos, secretários e vereadores passarão a contar com um guia criado pela InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. O documento foi lançado nesta segunda-feira (11/03), durante a abertura do 66º Congresso Estadual de Municípios paulistas, realizado em Campos do Jordão, e está disponível no site da InvestSP.

Acesse o Guia.

O guia busca, inicialmente, conscientizar sobre a importância do trabalho de atração de investimentos, que tem impacto direto no desenvolvimento econômico e social dos municípios, na geração de emprego e renda e na chegada de novas tecnologias e modelos de gestão.

O objetivo é levar informação para que o gestor local possa desenvolver ações e políticas capazes de aumentar a competitividade dos municípios. O que vale mesmo para cidades menores, que podem se beneficiar de diversas vantagens oferecidas por São Paulo, como a existência de três grandes aeroportos (Cumbica, Congonhas e Viracopos), o Porto de Santos, as melhores estradas e algumas das principais universidades do país, como USP, Unesp e Unicamp.

O Guia está alinhado aos direcionamentos do governador Tarcísio de Freitas de interiorizar o desenvolvimento e levar emprego e renda para todas as regiões do Estado. Por isso, estamos muito satisfeitos em apoiar, ainda mais, os munícipios no desenvolvimento de suas potencialidades econômicas e sociais, diz o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima.

O documento da InvestSP orienta gestores municipais para que eles possam identificar e explorar vocações e oportunidades de cada cidade, que sejam atrativas para o setor privado. Por exemplo: a oferta de matéria-prima e de mão de obra qualificada, o fácil acesso a grandes rodovias, políticas e regras claras em áreas como tributação e meio ambiente etc. Além de mapear possíveis pontos fracos que precisem ser melhorados para não afastar os investidores.

“Queremos compartilhar nosso conhecimento para que o gestor local, que é quem mais conhece a cidade, também possa ter suas próprias ações. O objetivo é contribuir para que o setor privado e os municípios sejam parceiros estratégicos do Estado na promoção do desenvolvimento econômico”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

O guia também indica pontos que são prioritários no processo de tomada de decisão das empresas, como: disponibilidade de água e energia elétrica, infraestrutura de comunicação e conectividade, cobertura de saneamento básico e zoneamento urbano, que garante segurança jurídica para a empresa e o desenvolvimento sustentável da região.

O documento explica, ainda, que qualquer município pode contar com um núcleo de atração de investimentos e orienta sobre como estruturar essa área com foco em temas como marketing, desburocratização, parcerias e definição de metas. Além de destacar a oferta de crédito por entidades como Desenvolve SP e Fapesp como diferenciais do Estado que podem favorecer a atração de investimentos para as cidades paulistas.