28/01/22 13h41

Governo de SP apresenta propostas para recuperação verde

Evento contou ainda com a participação dos governadores do Espírito Santo e de Pernambuco, e com o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

O subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Eduardo Trani, representou, na manhã desta quinta-feira (27 de janeiro), o Governador João Doria e o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, na abertura do evento Recuperação Verde – Caminhos Sustentáveis para os Estados, que também contou com a participação dos governadores Renato Casagrande, do Espírito Santo, Paulo Câmara, de Pernambuco, e Ignacio Ybáñez, embaixador da União Europeia no Brasil. 

O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), em parceria com a agência alemã GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) e a União Europeia. 

Trani saudou os governadores e o embaixador da UE, em nome do governador Doria, e agradeceu a oportunidade de apresentar o caminho trilhado pelo Estado de São Paulo na recuperação verde da economia paulista. 

O subsecretário reforçou os esforços na recuperação da vegetação nativa do estado, que chegou a quase 5% entre 2010 e 2020, os planos de investimento em 21 projetos de economia verde, por meio da InvestSP, que totalizam US$ 2,29 bilhões e mais de 8 mil empregos diretos.

Além disso, fez questão de lembrar a adesão do Estado ao Race do Zero e ao Race to Resilience da ONU, na COP 26, ocorrida em Glasgow, na Escócia, por meio decreto assinado em julho de 2021 pelo governador João Doria. 

Foram ressaltados os programas pioneiros do Estado de São Paulo em prol da agenda de mudanças climáticas, a exemplo do Refloresta SP, do ICMS Ambiental, dos investimentos em parcerias em Unidades de Conservação estaduais, do Acordo São Paulo, dos Municípios Paulistas Resilientes e do Novo Rio Pinheiros. “Sob a liderança do Governador Doria e do vice Rodrigo Garcia, temos uma agenda ambiciosa para o Estado de São Paulo com projetos socioambientais de recuperação de renda e empregos verdes”, destacou Trani. 

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, acredita que a economia verde deve ser tratada de forma competitiva. “Oportunidade de emprego, geração de renda e desenvolvimento estão intimamente ligados”, afirmou. 

Para Paulo Câmara, governador de Pernambuco, a redução nas emissões até 2030 renova o cenário econômico e fortalece a nova economia. 

O embaixador da UE, Ignacio Ybáñez, enfatizou o momento desafiador vivido pelos estados brasileiros com a pandemia da Covid-19, apontando caminhos futuros. “A recuperação verde é um deles. Investir hoje para viver bem amanhã”, completou. 

Eduardo Trani reforçou, ainda, o papel dos Estados subnacionais na proposição do Consórcio Brasil Verde para projetos climáticos que envolvem os 25 estados da federação. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2022/01/governo-de-sp-apresenta-propostas-para-recuperacao-verde/