19/11/21 11h47

Governo de SP e ALESP firmam acordo para neutralizar emissões de carbono

Adesão ocorreu durante lançamento de programa da Assembleia que também prevê ações para reduzir consumo de água e papel

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) é a mais nova parceira do Governo paulista para neutralizar as emissões de carbono até 2050 e, assim, tentar mitigar os efeitos das mudanças climáticas no planeta. 

Nesta quinta-feira (18), a Alesp aderiu oficialmente ao Acordo Ambiental São Paulo, que visa incentivar empresas paulistas, associações, municípios a assumirem compromissos voluntários de redução de emissão de gases de efeito estufa (GEE). 

O acordo ocorreu durante o lançamento do programa Alesp Preserva que prevê ações para neutralizar a emissão de carbono e para reduzir o consumo de água e papel. A Casa também investirá em produção de energia solar para economizar recursos públicos. 

O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, participou do evento e aproveitou para chamar a atenção de todos os 645 municípios paulistas a também aderirem esta prática: “A Assembleia é exemplo para as 645 prefeituras e câmaras municipais. Se somarmos esforços, poderemos alcançar resultados importantes, caminhando, assim, para a neutralidade do carbono”. 

Penido, que recentemente retornou da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP26), realizada na Escócia, reforçou que as iniciativas em prol do meio ambiente também são resultado de uma maior conscientização da sociedade. “Precisamos cuidar da nossa casa, do nosso planeta e o tema que envolve o combate às emissões dos gases de efeito estufa é crucial. O exemplo desta Assembleia deve refletir no nosso estado e no nosso país. Boas práticas como essa devem ser a rotina”, finalizou o secretário. 

O presidente da Alesp, deputado Carlão Pignatari, atentou para a responsabilidade socioambiental dos governantes paulistas. “Acredito que todos nós, juntos, podemos melhorar a vida das pessoas e deixar que o nosso planeta fique cada vez melhor”, disse, elogiando também os esforços do Governador João Doria e do Vice-Governador Rodrigo Garcia na conscientização da população paulista. 

Também presente no evento, Patrícia Iglesias, diretora-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), destacou que, desde o lançamento, no fim de 2019, já foram registradas mais de 1,3 mil adesões ao Acordo Ambiental São Paulo. “Esse é o acordo que o Brasil precisa”, disse, apontando que SP é indutor e exemplo de políticas ambientais no país. 

Campanhas e Acordo 

Neste ano, o Governo de SP aderiu, por meio de decreto, às campanhas Race to Zero e Race to Resilience sob o compromisso de, até 2050, neutralizar a emissão de gases de efeito estufa. Saiba mais: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/07/sp-adere-as-campanhas-da-onu-para-zerar-emissao-de-poluentes-ate-2050/ 

Já para informações sobre como aderir ao Acordo Ambiental São Paulo, coordenado pela CETESB, acesse: https://cetesb.sp.gov.br/acordo-ambiental-sao-paulo 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/11/governo-de-sp-e-alesp-firmam-acordo-para-neutralizar-emissoes-de-carbono/