16/10/23 09h28

Governo de SP lança edição 2024 do Exporta SP e oferece apoio a pequenas empresas interessadas em exportar

Durante a Feira do Empreendedor, InvestSP ainda apresentará os serviços da rede de escritórios internacionais do Estado

InvestSP

O Governo de São Paulo realiza, entre segunda (16) e quinta-feira (19), uma série de ações para apoiar e orientar empresas de micro, pequeno e médio porte interessadas em exportar. Durante a Feira do Empreendedor 2023, realizada pelo Sebrae na capital paulista e que deve receber 125 mil pessoas, a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), apresentará o Exporta SP, programa gratuito de capacitação para exportação, e a rede de escritórios internacionais do Estado, criada para apoiar empresários no processo de internacionalização.

Praticamente metade das empresas brasileiras que exportam - cerca de 11 mil - fica no Estado de São Paulo, apontam dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Governo Federal. E a estimativa da InvestSP é que três de cada quatro são de micro, pequeno e médio porte. “Apoiar esses empreendedores representa geração de emprego e renda, já que os pequenos negócios respondem por 70% das vagas de trabalho criadas no país”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

A InvestSP terá um estande na área destinada aos serviços públicos para atender os visitantes. Além disso, em todos os dias da Feira, especialistas da agência farão palestras sobre mercado internacional e promoção de exportação e atenderão empreendedores na Arena Sebrae Trade Negócios Globais.

Capacitação gratuita

Durante a Feira, será lançada a edição 2024 do Exporta SP, programa de capacitação para exportação voltado para startups, produtores rurais e empresas de micro, pequeno e médio porte, de qualquer região do Estado e de qualquer setor. Ele é gratuito, 100% online, tem duração de quatro meses e já capacitou mais de 800 empresas, número que deve passar de mil no primeiro semestre do ano que vem.

Durante quatro meses, os empreendedores participam de aulas coletivas com professores da Fundação Instituto de Administração (FIA), parceira da InvestSP e da SDE no programa, além de mentorias individuais, nas quais é possível discutir as necessidades específicas de cada negócio com um especialista. Em média um de cada cinco empresas consegue exportar antes mesmo do término dos quatro meses de capacitação. E os participantes ainda contam com acompanhamento por até dois anos.

Interessados em participar da próxima turma já podem se inscrever pelo site da InvestSP.

Escritórios internacionais

A equipe internacional da InvestSP ainda apresentará aos empreendedores a rede de escritórios internacionais do Estado, com unidades na América do Norte, na Ásia, na Europa e no Oriente Médio. Elas contam com uma equipe de especialistas em inteligência de mercado que atuam para atrair investimento estrangeiro e apoiar empresas paulistas que querem acessar o mercado externo.

Destaque para o programa Be Global, que oferece apoio comercial às empresas com estudo personalizado sobre o produto/serviço, mercado, preços, concorrência, embalagem e distribuição, por exemplo, além da análise SWOT, que aponta forças, fraquezas, oportunidades e ameaçadas relacionadas à empresa. Depois, ainda tem a fase de treinamento online e o agendamento de reuniões com possíveis clientes.

Serviço

Feira do Empreendedor Sebrae 2023

Data: 16 a 19 de outubro, das 10h às 20h

Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo-SP

Informações e inscrições: fe23.sebraesp.com.br 

Entrada gratuita

 

*Palestras InvestSP (Arena Sebrae Trade Negócios Globais)

16/10 e 17/10 - 13h40 - Escritórios Internacionais da InvestSP e oportunidades de negócios

18/10 - 13h – Promoção de Exportações

19/10 - 14h20 – Promoção de Exportações