01/12/15 14h23

Governo dos Países Baixos financiará projetos de pesquisa em biocombustíveis no Brasil

Petro Notícias

O Brasil é referência no setor de biocombustíveis, tanto na produção como na utilização. O sucesso já é reconhecido em todo o mundo e o governo dos Países Baixos decidiu investir nesse segmento, através de um programa de financiamento para desenvolvimento de parcerias público-privadas entre instituições holandesas e brasileiras.

A expectativa é de que o programa seja iniciado em março ou abril do ano que vem, durante uma nova visita do diretor-geral do Ministério da Educação, Cultura e Ciência dos Países Baixos, Hans Schutte (foto), ao Brasil. Ele foi o responsável pelo anuncio do programa entre os países, durante o “Workshop Brazil-Netherlands Public-Private Collaboration on Biorefineries”, em São Paulo.

“Precisamos ainda acertar os detalhes. Mas estou feliz em anunciar que o governo holandês pretende apoiar a colaboração holandesa-brasileira ao longo dos próximos anos”, disse Schutte. E, dirigindo-se aos pesquisadores presentes, acrescentou: “Estimulo todos vocês a elaborarem planos ambiciosos. Daremos início ao programa em minha próxima visita ao Brasil, em março ou abril de 2016”, concluiu.

Os Países Baixos já desenvolvem projetos no setor de biotecnologia, com um consórcio criado em 2010 de orçamento de €120 milhões. O valor foi dividido entre o Ministério de Assuntos Econômicos, Agricultura e Inovação dos Países Baixos e a outra metade para universidades, institutos de pesquisa e empresas. No Brasil, o programa tem acordos de cooperação com a Fapesp, e juntos já auxiliam dez pesquisas, cinco concluídas e as outras cinco em andamento.