16/07/18 12h09

Hyundai prestes a completar 1 milhão de veículos produzidos no Brasil

Fábrica de Piracicaba se prepara para comemorar feito com menos de seis anos de operação

Automotive Business

Poucos imaginavam que seria tão rápido. A Hyundai Motors Brasil está prestes a comemorar um marco histórico: em apenas seis anos de operação, sua fábrica de Piracicaba, no interior paulista, completará 1 milhão de veículos produzidos desde a inauguração, em setembro de 2012. A unidade, que recebeu US$ 700 milhões para a construção, tem capacidade para produzir 180 mil veículos por ano ou 36 carros por hora, considerando os três turnos de trabalho, que são utilizados atualmente.

É a sétima fábrica da marca fora da Coreia do Sul e a 10ª no mundo. Com 2,7 mil trabalhadores, a planta é responsável pela produção do HB20 (hatch e sedã), feito apenas no Brasil e o primeiro a entrar na linha de Piracicaba. Mais recentemente, no início de 2017, a empresa começou a fabricar o SUV Creta na planta, que para isso recebeu investimento adicional de US$ 130 milhões.

Para comemorar a trajetória até aqui, o diretor executivo de relações governamentais da Hyundai, Ricardo Augusto Martins, foi pessoalmente ao MDIC, Ministério da Indústria, na sexta-feira, 13, em Brasília, fazer o convite ao ministro da pasta para a celebração da produção e venda de 1 milhão de veículos produzidos pela empresa em Piracicaba. Além disso, o objetivo do executivo na capital federal é também mostrar o percurso da companhia e os benefícios que a indústria trouxe para a região.

A vinda da montadora criou um novo polo automotivo com a chegada de fornecedores, a maioria de empresas do grupo coreano, incluindo a Hyundai Steel, Hyundai Mobis e a Hyundai Dymos, que juntas geraram cerca de 5 mil empregos diretos e mais de 20 mil indiretos.

Também foram assunto da pauta os investimentos na fábrica e em seu centro de pesquisa e desenvolvimento, o primeiro do Grupo Hyundai no Hemisfério Sul. Até agora os aportes da empresa no País somam US$ 830 milhões. E é possível que mais novidades venham por aí: Martins também apresentou ao ministro a visão estratégica da Hyundai para novos investimentos no País, o que agora pode ser uma possibilidade bastante palpável após o lançamento do Rota 2030 realizado na última semana, o que dá mais previsibilidade à indústria