04/08/16 15h16

Inscrições abertas para brasileiros em feira saudita

Saudi Agriculture ocorre de 02 a 05 de outubro em Riad e terá espaço brasileiro promovido pela Câmara Árabe, Apex-Brasil e Itamaraty. Empresas interessadas devem se inscrever até 15 de agosto.

ANBA – Agência de Notícias Brasil-Árabe

São Paulo - Empresas brasileiras interessadas em participar da Saudi Agriculture, feira voltada para o agronegócio na Arábia Saudita, podem se inscrever até o dia 15 de agosto na Câmara de Comércio Árabe Brasileira. A entidade promove a participação nacional juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Ministério das Relações Exteriores. Há lugar para quatro empresas no espaço do Brasil.

A feira acontece de 02 a 05 de outubro, em Riad, e tem como foco produtos e serviços para a agricultura. O diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, afirma que a grande demanda é para máquinas agrícolas ou voltadas para o setor de alimentos. Por isso mesmo, a entidade enviou convites a empresas brasileiras destas áreas. Alaby lembra que a Arábia Saudita produz alimentos a partir de produtos agrícolas, como queijo do leite, óleo da soja, entre outros.

“O mercado saudita é importante, representa muito para o Brasil. A ideia é vender valor agregado”, afirma Alaby, a respeito da participação brasileira na Saudi Agriculture e da vontade de que o País exporte também produtos de tecnologia para o mercado saudita. Atualmente, o Brasil é grande fornecedor de commodities agrícolas para o país árabe. Segundo Alaby, essa feira tem como característica o fechamento efetivo de negócios. A Câmara Árabe participou da mostra na edição de 2013.

No ano passado os países árabes importaram US$ 18,9 bilhões em implementos agrícolas do mundo. A Arábia Saudita foi responsável por 28,8% do total, o que significou US$ 5,4 bilhões, segundo dados divulgados pela Câmara Árabe. O crescimento das importações sauditas no segmento foi 16,7% maior do que no ano anterior. O Brasil, no entanto, exportou apenas US$ 19,4 milhões em máquinas agrícolas para a Arábia Saudita, participando com 0,36% do total. Mas a indústria brasileira da área exporta muito mais, tendo enviado para o mundo US$ 3,3 bilhões em 2015.

A Saudi Agriculture está em sua 35ª edição e ocorre simultaneamente a duas outras mostras, a Saudi Agro Food e a Saudi Food Pack, voltadas para a indústria de processamento de alimentos e de embalagens. A organização da feira informa em seu site que a Saudi Agriculture reúne as principais empresas locais e internacionais com apresentação de tecnologias, máquinas e serviços voltados para o setor agrícola. O espaço brasileiro terá 54 metros quadrados.

O local da exposição é o Riyadh International Convention & Exhibition Center. A mostra ocorre com o patrocínio do Ministério da Agricultura da Arábia Saudita e a Associação de Agricultura Orgânica. De acordo com informações do site da exposição, os temas da edição de 2016 são a agricultura orgânica e seus produtos, e a piscicultura. Eles se encaixam nos objetivos do governo saudita de conseguir segurança alimentar de forma sustentável.

Serviço:

Saudi Agriculture

Feira Internacional de Agricultura, Água e Agroindústria

De 02 a 05 de outubro de 2016

Riad, Arábia Saudita

Mais informações: http://saudi-agriculture.com /

Inscrições para o estande brasileiro:

Até 15 de agosto (sujeito à disponibilidade de vagas)

Câmara de Comércio Árabe Brasileira

Telefone: +55 (11) 31474134 ou [email protected]