19/11/14 16h49

Investe São Paulo e Paris Région Enterprises assinam memorando de entendimentos

Documento tem como objetivo fomentar a cooperação na busca por investimentos entre as regiões

Investe São Paulo
Download Francisco Rosa/ISP
O memorando propõe que as duas instituições estabeleçam uma relação de colaboração mútua na atração de investimentos

A Investe São Paulo e a Paris Région Enterprises, agência de promoção de investimentos do governo francês, assinaram na última quinta-feira, 13 de novembro, um memorando de entendimentos visando à colaboração de ambas instituições na intensificação das relações econômicas entre São Paulo e Paris.

O documento, que foi assinado na sede da Agência paulista, firma uma parceria entre a Investe SP e região administrativa de Île de France, localizada no norte do país e que tem Paris como uma de suas principais cidades. Anteriormente, já ocorreram reuniões com representantes de diversas secretarias governamentais da região juntamente com assessoria especial do Governo do Estado de São Paulo.

O memorando propõe que as duas instituições estabeleçam uma relação de colaboração mútua em intercâmbio de informações e atração de investimentos.

O gerente da Investe SP, Luis Arbex, apresentou a agência e os serviços gratuitos oferecidos a investidores, ressaltando as potencialidades do Estado para receber novos investimentos franceses. Ele ainda aproveitou a oportunidade para divulgar a nova ferramenta desenvolvida pela Agência  Paulista que busca fomentar o empreendedorismo em São Paulo, o portal Encontre um Sócio. A delegação europeia apresentou o site da Paris Région Enterprises e colocou-se à disposição para ajudar a fortificar as relações econômicas entre os dois países.

A Investe São Paulo já ajudou diversas empresas francesas a ampliar ou construir plantas produtivas no Estado, como é o caso da Norac. O projeto foi implantado na cidade de Ibiúna em 2013 e contou com investimento de US$ 25 milhões.

Sobre a Paris Région Enterprises

A Paris Région Enterprises é formada por uma junção do Conselho Regional de Paris com a Câmara de Comércio e Indústria da Região de Paris, o Banco Público de Investimento da França (Bpifrance) e o governo francês. Uma das principais missões da agência é atrair novos investimentos e ajudar no estabelecimento de empresas estrangeiras com potencial de crescimento em Île-de-France.