21/03/24 15h45

InvestSP apoia missão internacional da Secretaria de Ciência e Tecnologia na Baviera/Alemanha

InvestSP e SCTI

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), integra a missão internacional da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SCTI) no Estado da Baviera, na Alemanha. A série de reuniões tem como objetivo consolidar parcerias com o governo bávaro, institutos e grupos de ciência e tecnologia locais, além de visitar espaços de inovação que possam ser replicadas em São Paulo.

A comitiva é formada pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan e pelo Coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação, Levy Pompermayer, além do chefe do escritório da InvestSP em Munique, Fernando Fritz. O grupo tem agendas marcadas até o dia 23 de março.

A SCTI também assinará um protocolo de intenções com o Ministério de Ciências e Artes do Estado Livre da Baviera para a realização de novas pesquisas em inovação. Esse é o primeiro passo para elaboração do convênio inédito entre o Instituto Fraunhofer, que já atua em pesquisa no Brasil desde 2012, e a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), para realizar estudos na área de bioeconomia.

“A importância do Estado de São Paulo em firmar acordos e parcerias internacionais com outros países é fundamental. Estas colaborações promovem a troca de conhecimento, tecnologia e inovação, impulsionando ainda mais o avanço científico e tecnológico do nosso estado. Além disso, tais acordos solidificam a posição de São Paulo no cenário global como líder em pesquisa e desenvolvimento, contribuindo para a economia global e reforçando a necessidade de investimentos contínuos em ciência, tecnologia e inovação”, afirma Vahan Agopyan, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A viagem à Europa também é uma oportunidade de realizar a visita técnica no Milano Innovacion District (Mind), localizado em Milão, uma área ampla e que hoje é referência em inovação no mundo. O distrito é responsável por gerir um ecossistema sustentável, capaz de reunir uma nova comunidade e de representar um modelo exemplar para a regeneração urbana, servindo de modelo para outros países.

(Com informações da SCTI)