06/03/24 11h31

InvestSP firma acordo com agência de investimentos de Quebec para aumentar exportações e atrair investimento estrangeiro para SP

InvestSP

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), firmou parceria com a Investissement Québec International (IQI), órgão equivalente da província de Quebec, para ampliar as relações comerciais entre São Paulo e a localidade. O acordo tem como focos principais o aumento das exportações e a atração de investimento estrangeiro.

A InvestSP, que já conta com um escritório na América do Norte para atrair investimento estrangeiro para São Paulo e apoiar empresas paulistas que querem acessar o mercado local, quer aproveitar o momento para, com a troca de informações e a realização de ações estratégicas, mapear e criar oportunidades de negócios para empresas canadenses em São Paulo – e vice-versa -, inclusive com a realização de eventos e missões internacionais.

Em 2023, o Canadá foi o 14º maior parceiro comercial de São Paulo. A corrente de comércio entre eles (soma de exportações e importações) cresceu 14%, para US$ 2,2 bilhões. Já as exportações de São Paulo para o Canadá avançaram 55%, para US$ 1,57 bilhão – foi o 8º país que mais comprou produtos paulistas.

“Ampliar a atuação das empresas brasileiras e possibilitar que mais investidores estrangeiros tenham segurança para investir no Estado de São Paulo é a premissa do trabalho da InvestSP. Por isso, a importância de assumirmos um compromisso concreto com uma instituição tão importante no cenário global quanto à IQI”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

Participaram da assinatura: além de Rui Gomes; a chefe dos Escritórios Internacionais da InvestSP, Julia Saluh; a vice-presidente de Exportações da IQI, Marie-Eve Jean; Jason Naud, Consul e Diretor do Escritório de Quebec em São Paulo; Thais Aun, diretora para Assuntos Econômicos; e Joel Brochu, conselheiro da IQI.