08/03/24 10h05

InvestSP passa a integrar o Hub de Economia Circular Brasil

Agência paulista tem desenvolvido ações para atrair investimentos privados para o Estado com foco no menor consumo de recursos naturais

InvestSP

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), passa a integrar, a partir de março, o Hub de Economia Circular Brasil (Hub-EC).

A iniciativa conta com empresas e entidades que se reúnem periodicamente para discutir e impulsionar ações práticas focadas na transição para um novo modelo de produção, que use menos recursos naturais e priorize insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

“A economia circular é uma das trilhas  estratégicas definidas pela SDE que temos  trabalhado para fortalecer e implementar em São Paulo. Em um momento de transição econômica, o melhor uso dos recursos vai além dos ganhos para a sociedade e o meio ambiente e se torna decisivo para garantir ganho de eficiência e aumento de competitividade das empresas, que precisam se posicionar nesta agenda”, diz a  coordenadora de Economia Circular da InvestSP, Natalia Muto.

Desde 2022, a InvestSP tem atuado junto a empresas e entidades de classe para atrair investimentos em economia circular para São Paulo. O objetivo é fazer uma análise de SWOT do setor no Estado, o que permite entender forças, fraquezas, oportunidades e desafios, para então subsidiar a criação de políticas públicas e garantir um ambiente de negócios atrativo e com segurança jurídica para os investimentos na área.

O mesmo tem sido feito com os temas de reindustrialização, descarbonização e transição energética, que também estão entre as trilhas de desenvolvimento definidas pela SDE e que são trabalhadas pela InvestSP.