26/03/24 16h54

InvestSP reúne empreendedores para incentivar investimentos privados em Cubatão

Agência estadual oferece apoio gratuito para empresas que buscam oportunidades ou expandir sua atuação no Estado, além de desenvolver projetos sustentáveis

InvestSP

Atrair investimentos privados e incentivar a geração de emprego e renda, além de projetos focados em sustentabilidade. São alguns dos objetivos pelos quais a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), reuniu empresários de diversos setores em Cubatão, na Baixada Santista. No encontro, promovido em parceria com a prefeitura do município, a agência apresentou iniciativas que estão à disposição de empreendedores de qualquer porte e setor.

A InvestSP oferece apoio gratuito à instalação ou ampliação de fábricas, centros logísticos e unidades administrativas, por exemplo, que vai desde a escolha do local para os empreendimentos até orientação sobre temas como licenciamento ambiental e acesso a serviços básicos, como água, gás e energia. Empresas de micro, pequeno e médio porte ainda têm acesso à capacitação gratuita para exportação, por meio do Exporta SP.

“Cubatão tem uma indústria forte e está distante poucos minutos do maior porto do país, em Santos, o que torna a cidade estratégica para a economia não apenas de São Paulo, mas do Brasil. Queremos colocar nosso conhecimento à disposição dos empreendedores para garantir um ambiente de negócios cada vez mais atrativo para o setor privado, com novos investimentos e geração de emprego e renda”, diz o gerente de Investimentos da InvestSP, Renato Barros.

Empresas instaladas na cidade, que conta com um dos maiores polos industriais do país - voltado para setores como petroquímico, siderúrgico, químicos, fertilizantes e logística -, ainda podem contar com apoio da InvestSP na implantação de projetos focados em economia circular, descarbonização, transição energética e reindustrialização, que estão entre as trilhas de desenvolvimento definidas pelo Governo do Estado e pela SDE e seguidas pela agência.

O encontro contou, ainda, com a participação de membros da Desenvolve SP, a agência do empreendedor paulista, também vinculada à SDE e que oferece crédito com prazos maiores de pagamento e taxas de juros mais competitivas para o setor empresarial e para os municípios.