20/10/23 11h09

InvestSP reúne representantes de mais quatro estados para debater agenda de atração de investimentos para a nova economia

Encontro promovido pela agência paulista ainda contou com lideranças de MG, SC, PR e RS e integra o calendário do Cosud

InvestSP

Representantes das áreas de promoção de investimentos de cinco estados se reuniram nesta quinta-feira (19), em São Paulo, para trocar experiências e debater a possibilidade de ações conjuntas em áreas estratégicas e novas formas de atrair investido privado. Organizado pela InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), o encontro contou, ainda, com representantes de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O evento integra o calendário do 9º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que vai até sábado, na capital paulista, e reúne lideranças das duas regiões, inclusive os governadores, para debater temas como: meio ambiente, segurança, saúde, mobilidade, educação e desenvolvimento econômico. “O encontro contribui para agregar conhecimento, avançar em áreas nas quais juntos somos mais fortes e debater sobre como podemos tirar o melhor proveito das vocações de cada estado”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

Um dos temas foi transição energética. A InvestSP tem trabalhado para incentivar a criação de uma cadeia de produção e distribuição de moléculas verdes, que reduziria as emissões de CO2 no setor de transportes, hoje, o que mais polui. A agência também destacou o trabalho desenvolvido para atrair investimentos focados na agenda sustentável e resiliente.

“Podemos e devemos atuar em conjunto para garantir um ambiente de negócios, de forma integrada, atrativo e seguro para esses investimentos. Considerando as potencialidades e vantagens competitivas da realidade brasileira, é nosso dever liderar a agenda de descarbonização dos processos produtivos e promover nossa reindustrialização”, diz a diretora de Estratégia e Inteligência da InvestSP, Marília Garcez.

Também foram debatidas formas de fortalecer os setores automotivo e de transportes. As melhorias passam por questões tributárias, de infraestrutura e logísticas. Só as empresas do segmento automotivo apoiadas pela InvestSP já anunciaram 54 projetos no Estado de São Paulo, com investimento de R$ 44 bilhões e a geração de 106 mil empregos.

Os demais estados também demonstraram interesse no projeto de São Paulo para acelerar a chegada do 5G. Com a mobilização feita pelo TecnoCidades, programa criado no começo do ano e que ainda tem como focos promover a inovação e a inclusão digital, o número de cidades paulistas que atualizaram a lei das antenas, fundamental para que as operadoras invistam na infraestrutura da tecnologia, pulou de 61, em dezembro de 2022, para 207. Atualmente, 140 cidades paulistas já contam com 5G.

“O aumento da conectividade vai mudar os métodos de produção e revolucionar a indústria. Por isso, quem sai na frente na questão do 5G também sai na frente na atração de investimentos, com impacto direto na geração de emprego e renda”, diz o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo.

Este foi o quarto encontro realizado pelas agências de atração de investimentos dos estados do Consórcio. O próximo ocorrerá em Santa Catarina, durante a programação da 10ª edição do Cosud. “Apesar de sermos estados com particularidades e necessidades distintas, esses debates favorecem o crescimento da atividade das agências e a criação de pautas conjuntas que impulsionam o investimento nas regiões como um todo”, analisa João Paulo Hamú, diretor Financeiro e Corporativo da InvestSP.