John Deere faz parceria com startup para análise de yield gap de lavouras
Parceria com startup vai servir para avaliar dados coletados pelas máquinas
ForbesA John Deere, uma das maiores fabricantes globais de máquinas agrícolas e soluções tecnológicas para o campo, anunciou hoje (18), uma parceria com a DataFarm, spin-off criada em 2018 pelo laboratório IBRA (Instituto Brasileiro de Análise), para o desenvolvimento de análise de carbono no solo a partir de uma tecnologia da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
A parceria tem como meta analisar o yield gap, que representa a diferença entre a produtividade potencial das lavouras de uma propriedade e a real produção que sai do campo. A DataFarm é uma plataforma de inteligência de dados que identifica a origem das perdas de produtividade e fornece insights suportados por algoritmos agronômicos e modelagem climática. “A aproximação com startups, como a DataFarm, é essencial para que a companhia consiga potencializar a integração de novas soluções”, diz Dan Leibfried, diretor de inovação da John Deere na América Latina.“Com essa colaboração, a John Deere visa também potencializar os ganhos sustentáveis das máquinas, já olhando para o mercado brasileiro de crédito de carbono.”
A meta é, por meio das ferramentas de análise de dados e conexão presentes nas máquinas da empresa, que seja possível os diagnósticos de yield gap. Para analisar e ajudar a reduzir o gap entre a produtividade real e a atingível, são levados em consideração as interações do clima no ambiente de produção em função do relevo, tipos de solo, compactação e práticas agrícolas. A coleta cria um banco de informações para o produtor. As análises do yield gap podem contribuir, também, para a formação de um banco de dados sobre a agricultura de baixo carbono.
A relação da John Deere com a DataFarm começou há dois anos. A companhia organiza anualmente o Startup Collaborator Program, iniciativa que aprofunda a interação com empresas iniciantes. Em 2020, a agtech foi uma das selecionadas para o programa – além de três outras startups: uma dos EUA, uma da Dinamarca e outra de Israel. “Essa colaboração vai gerar valor compartilhado para todo o ecossistema ao conectar produtores, consultores, parceiros e concessionárias John Deere”, diz o cofundador da DataFarm, Armando Parducci, juntamente com Thiago Camargo. Para eles, a meta é levar, no ambiente digital, “eficiência agrícola, rentabilidade e sustentabilidade do produtor.”