28/01/15 16h39

Juan Quirós é o novo presidente da Investe São Paulo

Empresário do ramo da construção civil, com passagens por Apex-Brasil, Fiesp, Lide, Sebrae Nacional e BNDESPar, agora tem como meta consolidar o Estado de São Paulo como polo de atração de investimentos

Investe São Paulo
Download Francisco Rosa/ISP
Quirós já foi presidente da Apex-Brasil, Agência Brasileira de Exportações e Investimentos
O empresário Juan Quirós assumiu nessa segunda-feira, 26 de janeiro, a presidência da Investe São Paulo, agência do governo paulista responsável pela atração de empresas e promoção da competitividade e da imagem do Estado no Brasil e no exterior.

Quirós comandará a Agência a convite do vice-governador, Márcio França, que assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação em janeiro deste ano.

Vinculada à pasta de Desenvolvimento Econômico, a Investe São Paulo possui atualmente 53 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de R$ 6,4 bilhões com capacidade de gerar cerca de 14,7 mil empregos diretos.

Desde a criação, em dezembro de 2008, a Agência já anunciou 96 projetos de investimentos no Estado, que representam um investimento de R$ 25,8 bilhões e a geração de mais de 53 mil empregos diretos. Entre os principais projetos captados pela Agência, estão as empresas Hyundai, Natura, GV do Brasil, Toyota, Foxconn, Honda, Chery, AGC, Gerdau, P&G, entre outras.

O novo presidente da Investe São Paulo possui experiência nas áreas de promoção de exportações e investimentos. Durante a gestão de Luiz Fernando Furlan à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre 2003 e 2007, Quirós foi presidente da Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Sobre Juan Quirós

Juan Quirós é empresário e acionista do Grupo Advento, holding especializada nos setores de Engenharia, Infraestrutura e Construção Civil; também ocupa o cargo de vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Em 2013, foi nomeado presidente do Lide Campinas - Grupo de Líderes Empresariais, que abrange toda a Região Metropolitana de Campinas, composta atualmente por 20 municípios. É também membro do Conselho de Gestão do Lide Brasil.

Foi membro do Conselho de Administração do BNDESPar, gestora de participações em empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), fez parte do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional e atualmente é conselheiro do Sebrae São Paulo.

Em 2009, passou a integrar o Conselho para a Agenda Global do Futuro da Construção Sustentável, organizado pelo World Economic Forum (WEF), organização internacional não governamental com sede na Suíça, sendo o único representante brasileiro nesse conselho.

Sobre a Investe São Paulo

A Investe São Paulo - Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado ou expandir seus empreendimentos.

A Agência fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para seus negócios, prestando assessoria ambiental, tributária e de infraestrutura, facilitando o relacionamento das empresas com instituições governamentais e concessionárias de serviços públicos.

Estão ainda entre as atribuições da Investe SP prospectar novos negócios, recepcionar delegações estrangeiras, promover a imagem de São Paulo no Brasil e no exterior como principal destino de empresas na América Latina e propor ao Governo do Estado políticas que contribuam para a melhoria da competitividade de São Paulo. Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.