28/03/22 12h04

Limeira é recadastrada como Arranjo Produtivo Local em TI

Gazeta de Limeira

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico confirmou, nesta semana, o recadastramento de Limeira como Arranjo Produtivo Local (APL) em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), título reconhecido em 2020. Para Fabio Zoppi Barrionuevo, diretor na Fábrica de Inovação (FDI) de Limeira, o reconhecimento é uma importante fonte de vantagens competitivas para os empresários e empresárias do setor. 

O APL é um agrupamento de pequenas, médias e grandes empresas que pertencem a um mesmo setor econômico e, no caso de Limeira, ocorre na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Também permite acesso a recursos do governo estadual para estruturar projetos que atendam aos anseios e necessidades dos empresários e empresárias em TIC. “Com a governança da Fábrica de Inovação, entidade gestora do APL TIC em Limeira, há articulação, interação, cooperação e aprendizado entre as empresas participantes do APL e entre outros participantes do ecossistema de inovação, como a Prefeitura de Limeira, e governos estadual e federal, especialmente com seus editais de inovação, universidades e outros ambientes de ensino da cidade, bem como outras empresas maduras e consolidadas em diferentes setores além do TIC”, explicou Fabio Zoppi, que é responsável pelo APL TIC. 

Sobre a importância do recadastramento, Fabio Zoppi menciona que é possível continuar as ações que visam o fortalecimento das empresas participantes. “O recadastramento é importante para dar continuidade aos trabalhos da Fábrica de Inovação na construção da inovação, produtividade e competitividade nos negócios em TIC na cidade. São pouquíssimas as cidades no Brasil com esse reconhecimento. Limeira foi e está sendo uma importante fonte de vantagens competitivas para os empresários e empresárias do setor e a atuação conjunta entre as empresas participantes do APL TIC aumenta suas chances de sobrevivência e de crescimento, pois utiliza recursos e sinergias de trabalho conjunto”, completou. 

Nesse contexto, a Fábrica de Inovação atua para agregar valor aos empresários do setor. “Porém, isso somente será possível com a aproximação e participação efetiva conosco destes empresários e empresárias, pois a partir do entendimento das necessidades e de construção de confiança mútua, poderemos construir ações pontuais e rotineiras, programas e projetos, que de fato atendam às necessidades destes empresários e empresárias nos desafios diários nos seus negócios”. 

Um importante aliado da Fábrica de Inovação Limeira no desenvolvimento das ações é o Sebrae e, por meio da parceria, é possível desenvolver ações conjuntas, como foi a palestra sobre Cultura Inovadora Humanizada, que ocorreu no último dia 22, e a Oficina de Planejamento Participativo, agendada para 18 de abril, no Senai. Para os empresários e empresárias em TIC que quiserem participar da Oficina de Planejamento Participativo, o link para inscrição é: https://bit.ly/OPPFDISEBRAE. Além do recadastramento em TIC, o Estado também recadastrou o APL no setor de joalheiro. 

fonte: https://gazetadelimeira.com.br/local/limeira-e-recadastrada-como-arranjo-produtivo-local-em-ti