15/01/16 14h19

Made in Brazil

Folha de S. Paulo

O programa de exportações da Abest (Associação Brasileira de Estilistas), que reúne 67 marcas, aumentou seu faturamento em 9,5% em 2015, chegando a US$ 12,4 milhões (R$ 49,9 milhões).

O resultado vem após dois anos de quedas nas vendas ao exterior do grupo.

Entre as grifes participantes estão Osklen, Uma, Água de Coco e Cia Marítima.

Um dos principais fatores para o crescimento foi o real desvalorizado. "O câmbio foi muito vantajoso, mas também encareceu em cerca de 15% a matéria-prima aqui", afirma o vice-presidente executivo da associação Lourenço Bartholomei.

Um dos carros-chefe do país lá fora é a moda praia, diz o estilista Valdemar Iódice, vice-presidente da Abest.

As exportações também se diversificaram: passaram de 57 para 67 países. Deles, os parceiros mais representativos são EUA (37%), Japão (9,6%) e Portugal (9,5%).

US$ 12,4 Milhões

foi o faturamento em exportações da Abest em 2015

67

é o número atual de países parceiros do programa