08/07/21 12h29

Mercado de carbono para projetos florestais em SP é tema de debate

Ideia é preparar tecnicamente iniciativas paulistas como produtos concorrentes a esse mercado

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), já atua internamente para entrar no mercado de carbono por meio de projetos florestais. Para isso, o Comitê de Integração de Políticas Globais de Desenvolvimento Sustentável (CIPOG), por meio dos Grupos de Trabalho de Mudanças Climáticas (GT/CLIMA) e o de Biodiversidade (GT/BIO), vem realizando encontros periódicos, como o desta sexta-feira (02/07), para debater o assunto. 

Contextualização do Mercado de carbono 

A ideia da agenda do Comitê é promover conhecimento sobre o contexto mundial e nacional do assunto, seus desafios e oportunidades, de forma a preparar tecnicamente os projetos florestais paulistas como produtos concorrentes a esse mercado. 

Para esta atividade, o grupo recebeu o engenheiro agrônomo da ESALQ-USP, Warwick Manfrinato, também mestre em Ciências Nucleares do CENA-USP. O especialista ofereceu uma contextualização internacional do mercado de carbono, suas implicações para o cumprimento das obrigações do Brasil junto à Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, o protagonismo, oportunidades e desafios para o Estado participar. 

Participando como ouvinte do webinar, o subsecretário estadual de Infraestrutura, Cassiano Ávila, chamou de “rico conteúdo” as explanações sobre a temática. “Vamos estudar e entender o caminho para estruturar um projeto nesse sentido”, garantiu. 

Também presente, o diretor da Fundação Florestal (FF), Rodrigo Levkovicz, destacou que a iniciativa fortalece o conhecimento dos atores envolvidos. “É mais um passo para que as florestas em pé ganhem sustentabilidade financeira”. 

Comitê de Integração de Políticas Globais de Desenvolvimento Sustentável 

O Comitê, criado em 2019 no âmbito da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, tem o objetivo de integrar as ações e projetos com as políticas globais de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, visando ao desenvolvimento e implementação de políticas públicas sustentáveis. Ele é constituído por 20 representantes da Secretaria – titulares e seus respectivos suplentes – e aborda os temas prioritários globais: Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/07/mercado-de-carbono-para-projetos-florestais-em-sp-e-tema-de-debate/