06/12/16 15h30

Novas parcerias de pesquisa entre São Paulo e Chile serão temas de workshop na FAPESP

FAPESP

A FAPESP e a Comisión Nacional de Investigación Científica y Tecnológica (Conicyt), do Chile, realizarão o Workshop FAPESP-Conicyt com o objetivo de estimular novas parcerias entre os pesquisadores de São Paulo e do Chile nas áreas de astronomia, nanotecnologia, agroindústria e oceanografia.

A abertura do workshop será feita por José Goldemberg, presidente da FAPESP, Christian Nicolai, diretor executivo do Conicyt, Carlos Américo Pacheco e Carlos Henrique de Brito Cruz, respectivamente diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo e diretor científico da FAPESP.

No evento também será discutido o potencial de ampliação e desdobramentos dos estudos em andamento em áreas consideradas estratégicas, nas quais as pesquisas desenvolvidas nos dois países têm ganhado visibilidade mundial, com a participação de cientistas brasileiros e chilenos em grandes projetos internacionais.

Na parte da manhã, um panorama das pesquisas realizadas na área de astronomia em São Paulo e no Chile será apresentado por Luis Chavarria Garrido, diretor do Programa de Astronomia do Conicyt, e João Evangelista Steiner, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

O Chile abriga algumas das mais avançadas instalações astronômicas do mundo, a exemplo do Southern Observatory for Astrophysical Research (Soar), operando nos Andes desde 2005, e do consórcio internacional Giant Magellan Telescope (GMT), que deverá operar em 2021, ambos com participação da FAPESP.

A área de oceanografia abrirá as palestras na parte da tarde, com apresentações de Silvio Pantoja, diretor do Centro de Investigación Oceanográfica en el Pacifico Sur-oriental (Copas), e Michel Michaelovitch de Mahiques, professor no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), que vão tratar dos avanços nas pesquisas realizadas nos oceanos Pacífico e Atlântico, respectivamente.

Agroindústria e Nanotecnologia serão temas de duas mesas na parte da tarde. As apresentações na área de Agroindústria serão realizadas por Ricardo Diaz Cárcamo, diretor executivo do Centro de Estudios de Alimentos Procesados (CEAP), e Silvio Crestana, pesquisador da Embrapa Instrumentação Agropecuária. Na área de Nanotecnologia, haverá palestras de Dora Altbir Drullinsky, diretora do Centro para el Desarrollo de la Nanociencia y la Nanotecnologia (Cedenna), e Marcelo Knobel, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A última parte do workshop será dedicada a discussões sobre estratégias e ações que ajudem a ampliar e dar sustentação às futuras parcerias.

A programação completa do evento está disponível em www.fapesp.br/10627.

Para inscrever-se gratuitamente acesse o endereço www.fapesp.br/eventos/conicyt/inscricoes.