10/04/19 12h11

Núcleo de pequenas e médias empresas é regularizado após 20 anos

Jornal de Piracicaba

O Nupeme (Núcleo de Pequenas e Médias Empresas), localizado no distrito industrial Unileste, foi regularizado após quase 20 anos de fundação, beneficiando 22 empresas que geram mais de 470 empregos, e que, finalmente, poderão gerar suas escrituras.

O empenho pela regularização partiu da Procuradoria Geral, das secretarias municipais e do prefeito Barjas Negri (PSDB). Na última quarta-feira (4), foi assinada a primeira escritura de doação, por empresários convidados pelo prefeito.

Participaram os empresários Aldano Benetton, José Luiz Benetton, Daniel Luccas Camargo, Jeomar Serafim, André Antonio Simioni, Christian Campos, além de Sérgio Pinilha, do 1º Tabelião de Notas.

“Trabalhamos muito para conseguir regularizar o Nupeme. Atendemos a todas as exigências necessárias e, finalmente, isso aconteceu. É uma conquista importante para Piracicaba, para os empresários, que podem investir com mais tranquilidade e assim gerar mais empregos”, ressalta Barjas.

O procurador-geral do município, Milton Sérgio Bissoli, lembra que o pedido de regularização do Nupeme foi enviado pela primeira vez à Procuradoria em abril de 2014, pela Semob (Secretaria Municipal de Obras). “Foram elaborados projetos, obtidas autorizações junto a órgão ambiental e executadas as obras de infraestrutura e todas as correções, o que resultou na qualificação positiva dos documentos apresentados, para fins de viabilizar o registro do empreendimento. Não fosse o empenho e esforço da Procuradoria Jurídica Administrativa, acredito que o processo ainda pudesse se arrastar por mais alguns anos. A Procuradoria Geral não tem obras para perpetuar seu nome, mas tem um trabalho árduo, diuturno, para levar essas conquistas à coletividade”, ressalta Bissoli.

Criado por meio das leis 4.244/1996 e 4.570/1998, o Nupeme possui área de 43.872,60 m2, que inclui também áreas de lazer e de preservação. Vice-prefeito e secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, José Antonio de Godoy foi um dos que acompanharam o processo de instalação do núcleo e sua regularização. “O projeto Nupeme, além de atender reivindicação de pequenas empresas, adicionou atividade econômica importante para o município, criando emprego e renda e permitindo que empresas tivessem sua própria área”, comemora Godoy

VALORIZAÇÃO

Aldano Benetton, empresário instalado no Nupeme, e também proprietário da Monte Alegre Turismo, comemora a conquista da regularização. “Ter a escritura é uma segurança em uma época de crise. É fundamental porque isso melhora o cadastro da empresa, o seu valor e facilita o crédito em bancos. Isso, sem dúvida, vai gerar mais empregos porque vamos investir mais”, garante Benetton.