20/05/19 12h03

Número de MEIs aumenta 3.000% na RMVale em 10 anos, diz Sebrae

Desemprego em alta pela crise econômica explica parte do crescimento dos microempreendedores, mas não só; Sebrae explica que entendimento da figura jurídica do MEI também provocou a buscar por sair da informalidade

O Vale

A categoria do MEI (Microempreendedor Individual) cresce exponencialmente no Vale do Paraíba desde 2009, quando foi criada, tendo registrado um aumento superior a 3.000% em 10 anos.

Segundo o Portal do MEI, do governo federal, os microempreendedores somavam 3.546 no Vale em 2010, um ano após a criação dessa figura jurídica, passando a 118,6 mil em maio de 2019.

Com a crise econômica no país, o crescimento dos pequenos negócios se manteve com tendência de alta, registrando um aumento de 60% entre 2015 (74,1 mil microempreendedores) e 2019 (118,6 mil). Nenhum outro setor da economia subiu tanto nesse período.

O crescimento se explica por três fatores, segundo Paulo Victor Bevilacqua, consultor do Sebrae em São José dos Campos. "A crise, um conhecimento melhor do que é o MEI e a mudança de comportamento da economia, com mais pessoas jurídicas e menos contratados pelo regime da CLT".

"A figura do MEI foi criada para tirar da margem as pessoas que estavam na informalidade. Agora há um entendimento melhor desta figura jurídica. Em resumo, trata-se de um empresário com direitos de empregado", disse Bevilacqua.

De acordo com o Sebrae, maior apoiador do MEI, há mais de 500 atividades para microempreendedores que podem render até R$ 81 mil por ano, além da possibilidade de contratar um funcionário.

Há cerca de 8,3 milhões de microempreendedores no Brasil, sendo mais de 2,2 milhões apenas em São Paulo. "Tornar-se MEI é fácil, o desafio é se manter no mercado. Tem que formalizar a licença na prefeitura e ter um bom plano de negócios", disse.

São José e Guará terão programação especial do Sebraena 'Semana do MEI'

Para incentivar o surgimento de novos negócios, o Sebrae realiza no Vale do Paraíba, de 20 a 24 de maio, a 'Semana do MEI', com farta programação nos escritórios de São José dos Campos e Guaratinguetá e na internet.

Neste ano, o evento terá como tema "Conhecimento para você, sucesso para o seu negócio!". As atividades são gratuitas. Haverá ainda o jogo online "Vivências Empresariais", no qual os empreendedores poderão participar disputando com outros empreendedores. A programação inclui palestras, orientações práticas e estudos de casos práticos.