01/02/16 14h34

Omnisys investe R$ 15 milhões em tecnologia marinha em SBC

Subsidiária brasileira do grupo francês Thales inaugura Centro de Excelência em Sonares na cidade

ABCD Maior

Com investimento inicial de R$ 15 milhões, a indústria de alta tecnologia Omnisys, de São Bernardo, inaugurou nesta sexta-feira (29/01) o Centro de Excelência em Sonares, instrumento utilizado basicamente como um radar implantado em embarcações que capta sinais sonoros na água, além de servir para comunicação e detecção de objetos, sendo fundamental para a área de defesa.

A empresa faz parte do grupo francês Thales, líder mundial nas áreas de Defesa, Segurança, Aeroespacial e Transportes, que transferiu tecnologia para a subsidiária brasileira desenvolver o novo projeto. O planejamento foi iniciado há dois anos e tem previsão de iniciar as operações em abril, com a industrialização e manutenção de partes de sonares, como os transdutores e as antenas.

Marinha

De acordo com o vice-presidente da companhia para a América Latina, Ruben Lazo, a empresa está empenhada em atender todas as necessidades da Marinha Brasileira, como o modelo KingKlip, que é utilizado no casco do navio, além de aumentar o atendimento do mercado interno e externo com os produtos.

“O Brasil tem uma das maiores extensões marítimas do mundo, com cerca de sete mil quilômetros que devem ser protegidos e vigiados, e as demandas da América Latina e outros países serão atendidas com as nossas soluções tecnológicas produzidas nacionalmente, porque acreditamos nos programas voltados para a área de Defesa do País e pensamos nos ganhos a longo prazo, fora das dificuldades econômicas”, afirmou o executivo.

A secretária nacional de produtos de defesa, Perpétua de Almeida, enfatizou a importância de uma empresa brasileira desenvolver tecnologias utilizadas no mundo. “Foi fundamental o trabalho de organização das empresas deste setor na cidade [São Bernardo] por meio do APL (Arranjo Produtivo Local), que serve de modelo para outros municípios. Aqui passa a ser um polo importante para o desenvolvimento de novas tecnologias da indústria de defesa”, disse.

Capacitação profissional

Para a implementação deste Centro de Excelência em Sonares foi necessário o treinamento de 40 profissionais da empresa em setembro do ano passado, em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. Foi realizada a contratação de um profissional brasileiro, que está em especialização da França. Os empresários avaliam que até a parte final de desenvolvimento do sonar sejam necessários 300 trabalhadores.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, participou do evento e ressaltou a capacidade do município em receber as inovações da empresa, assim como preparar mão de obra qualificada em parceria com instituições parceiras.

“É preciso buscar novos segmentos e matrizes tecnológicas, mas também devemos preservar o que já temos [setor automotivo]. Temos capacidade de transformar nossa cidade em grande polo da indústria de defesa e a Thales contribui diretamente com essa realização”, apontou.