12/08/16 14h43

País exporta R$ 3 milhões a mais em chocolates no 1º semestre

Folha de S. Paulo

As vendas do chocolate brasileiro ao exterior cresceram 15,6%, em volume, no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2015, segundo a Abicab (entidade do setor).

De janeiro a junho, foram exportadas 14,5 mil toneladas, contra 12,5 mil nos seis primeiros meses de 2015. Em faturamento, isso equivale a R$ 53 milhões -um ano antes, eram R$ 50 milhões.

No mesmo período, o consumo interno aumentou 3,1%, de 237,5 mil para 245 mil toneladas.

"O semestre foi de oportunidades para o exportador, pelo câmbio favorável, e a América Latina tem uma facilidade natural para receber o chocolate brasileiro", diz Afonso Champi, da Abicab.

Os vizinhos Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia estão entre os principais destinos do produto nacional.

Na Hershey's, as vendas a outros países subiram 15%.

"Começamos este ano em um cenário muito favorável para exportar, e o ideal seria que o dólar tivesse ficado perto de R$ 4", diz Marcel Sacco, diretor-geral da empresa para o Brasil e para a América do Sul.

A companhia prevê encerrar este ano com o mesmo patamar de crescimento das exportações do semestre.