12/01/16 14h25

Parceria assegura R$ 4 bilhões para financiamentos de projetos inovadores

Agência Gestão CT&I

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Celso Pansera, ratificou nesta segunda-feira (11) que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) terá à disposição em 2016 um total de R$ 4 bilhões, na modalidade crédito, para apoiar projetos de inovação do setor privado brasileiro. A notícia já havia sido divulgada na última semana pela instituição.

Em um cenário de cortes e enxugamento de orçamento, a viabilização deste montante foi obtido por meio de um acordo entre o MCTI e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), dentro do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).

Segundo a Finep, o novo patamar do orçamento “recompõe a sua disponibilidade de recursos, tanto para novos projetos quanto para os já contratados”.

PSI

Criado em 2009, o mecanismo tem como proposta incentivar a produção, aquisição e exportação de bens de capital e a inovação tecnológica. O PSI é executado com recursos do BNDES e, desde 2011, a ser usado também pela Finep, entidade responsável por custeios de planos de negócios em inovação.