26/12/06 16h10

Pequena empresa 'verde' ganha mercado

O Estado de S. Paulo - 26/12/2006

Apostar em negócios sustentáveis tem sido o meio encontrado por muitas pequenas empresas não só de entrar no mercado, mas também de conquistar grandes clientes. Um bom exemplo é a Adespec, que fabrica colas sem solventes, que não fazem mal à saúde e não causam danos ao meio ambiente. Com esse diferencial, a empresa encontrou um nicho do mercado inexplorado e, com apenas cinco anos de existência, já espera faturar seu primeiro milhão de reais. Uma das idealizadoras do projeto é Wang Shun Chen, que acredita ter sido fundamental apostar em um negócio sustentável para criar uma empresa que pudesse crescer. De acordo com Sérgio Risolla, gerente-executivo do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), que fica dentro da Universidade de São Paulo (USP), um número cada vez maior de projetos e empresas têm essa vocação. Já a Tramppo apostou no mercado de reciclagem e também tem sentido grande procura por parte de empresas interessadas em ter um manejo correto de seus resíduos. Especializada em reciclagem de lâmpadas, a empresa consegue recuperar todas os componentes, como mercúrio, vidro e latão. Para a falta de recursos de quem está começando, uma das alternativas é buscar financiamento público. Só no Cietec, a Fundação do Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), investiu R$ 12,2 milhões entre 2002 e novembro de 2006.